Detonado (guia completo) de Sol Divide

Detonado (guia completo) de Sol Divide

24 de Abril, 2020 0 Por Markus

Por: Augusto Aragão

Este jogo é um shooter produzido pela empresa Psikyo, a mesma que produziu Sengoku Blade (também conhecido como “ninjas voadores”), Strikers 1945 e Strikers 1945 II. A dinâmica do jogo consiste em voar por diversas fases, enfrentando inimigos mitológicos. É a ambientação mística/mitológica que torna Sol Divide um jogo bem particular.

O jogo apresenta um modo baseado no arcade e um chamado original. No arcade a ação é simples e já foi comentada. Já o original é um tipo de adventure, onde o jogador deve percorrer longas fases enfrentando inimigos e chefes. Neste modo o jogador pode acumular itens (24 no total) e ir usando quando for necessário.

Seja para o arcade ou seja para o original, aqui vai minha sugestão de disposição dos comandos no controle:

A – tiro turbo (rapid fire)

B – golpe com a arma (attack)

C, X, Y e Z – magia (magic)

L – selecionar magia para a esquerda (select magic)

R – selecionar magia para a direita (select magic)

Saiba quais são as magias do jogo e o que fazem. Lembre-se que quanto mais poderosas forem, mais gastarão a barra de magia (no modo arcade, pois no modo original há um número indicando quantas vezes pode ser usada):

Fire: É uma rajada de fogo horizontal. Sua potência é mediana, mas a vantagem é de empurrar inimigos que insistem em ficar na sua cola, além de neutralizar os tiros inimigos.

Ice: A deusa do gelo é evocada e, com seu sopro, todos os inimigos ficam momentaneamente congelados. Alguns inimigos não se congelam e outros ficam por um período curto. Look out!

Thunder: São lançadas quatro rajadas de trovão, que empurram os inimigos também. Esta magia é fraca, sendo mais útil quando usada repetidamente.

Wind: Uma rajada de vento que neutraliza todos os tiros e magias inimigas. Contudo os inimigos ainda podem lhe acertar com espadadas, lanças ou garras.

Slow: Uma bolha é lançada na horizontal, neutralizando os tiros no caminho. Seu principal efeito é deixar o inimigo lento, sem ação por um breve período de tempo. É uma boa magia contra os chefes muito ágeis.

Meteor: Esta é uma das magias mais poderosas. Seu efeito é devastador, minando toda ou quase toda energia dos chefes! São lançados diversos meteoros. O ponto negativo é que esta magia é de apenas um uso (para usá-la de novo é preciso coletar o item respectivo).

Death: Outra magia devastadora e visualmente impressionante (uma caveira enorme é evocada). Contudo só é efetiva contra seres vivos e não tem qualquer efeito em seres inanimados como o Evil God, Minotaur e Stone Griffon. Também é uma magia de uso único.

Phoenix: Em um belo efeito, um fênix é evocado e agita as asas, lançando suas penas no inimigo. Esta magia é muito poderosa e efetiva contra seres vivos ou inanimados. É uma magia de uso único.

Summons: O efeito desta magia varia, pois podem ser evocadas divindades do raio ou criar uma esfera com dentes, que mastiga o que estiver no caminho. Em todo o caso causam um bom dano, mas inferior se comparado com as mais poderosas.

Nightmare: Uma magia que só é efetiva contra seres vivos. São lançados arcos que atingem o inimigo e tiram energia. Seu efeito é mediano e também é de uso único.

1) História

O continente de Shamaina reúne diversos reinos, sempre caracterizados por abundante força mágica e seres mitológicos. Há muitas cidades que foram Mecas de escolas de magias e que só remanescem na memória dos mais velhos.

Tudo corria em paz nos diversos reinos quando, de repente, um estranho exército começa a dominar os reinos. Sob o comando do demônio Efter, os reinos de Neraphai, Pundione, Mattium, Enhit Nerva e Silverna vão caindo. O que todos não sabem é que Efter fora evocado por um mago poderoso, que o usa como um fantoche. Deste modo hordas de esqueletos, magos, druidas, cavaleiros, cockatris, dragoneiros e diversas criaturas espalham o terror em Shamaina. O maligno Efter vai roubando diversas fontes de poder nos reinos e fica cada vez mais forte. Somente três bravos poderão salvar o continente.

2) Personagens

Kashon: No reino de Neraphai há apenas a raça dos homens-águia (Hawkman) e o governo é do tipo patriarcal. O ancião de Neraphai resguarda um cristal, que é uma poderosa fonte de poder. Quando Efter e seu exército chegam, o ancião e seus guardiães são mortos. Sob o olhar atônito, Kashon observa a cena e empunha sua lança para vingar os companheiros. Ele era um dos membros da guarda e possui a exclusiva magia da Fênix. A vantagem deste personagem está nos golpes longos e fortes com a lança.

Vorg: O reino de Silverna é muito conhecido em Shamaina por sua monarquia sólida. Seu exército também era muito conhecido por possuir cavaleiros valorosos. Vorg, o cavaleiro negro, já foi um cavaleiro da corte, mas preferiu sair a acatar ordens. O demônio Efter invade o reino de Silverna e mata o monarca, roubando dele outra fonte de poder (cristal). Ao saber o que se sucede, Vorg decide acabar com a fonte do mal. Ele empunha uma katana e conta com golpes rápidos. Sua magia exclusiva é a do pesadelo (nightmare).

Tyora: Na distante região de Rangforce vive uma feiticeira que passou anos estudando as artes mágicas. A região é fonte de muito poder e Tyora isolou-se num cristal, conservando também uma poderosa fonte de poder. Não demorou para Efter seguir em busca dela e roubar-lhe a preciosa fonte de poder mágico. Atordoada, Tyora parte em busca do que lhe foi tirado. Ela conta com seu báculo e um livro de magias. Seus tiros mágicos são os mais fortes, assim como as mágicas emitidas.

3) Inimigos

Tanto para o modo arcade como para o original, segue aqui a relação de todos os inimigos comuns.

Skelton: São esqueletos e podem estar armados de espadas, lanças e arcos e flechas. Os esqueletos com espadas lançam bolas de fogo e ainda desferem muitas espadadas. Já os com lanças atacam só quando se aproximam. É preciso ficar atento com os que estão armados com arco e flecha porque tiram muita energia. Use muitos golpes com arma neles ou a magia da chama.

Dark Knight: Os cavaleiros negros de Efter podem ter cor laranja ou azul. Estes últimos são os mais fortes. Atacam com muitos tiros de fogo e também com tiros espalhados. Os golpes com espadas deles tiram muita energia. Alterne tiros e golpes para destruí-los. Se necessário use magia.

Wizard e Druid: Como todos os personagens que manipulam mágicas, seus ataques principais são tiros e mágicas. Algumas reduzem a potência de seu tiro, deixam opersonagem lento ou mandam de volta para o começo (no modo original). Basta usar tiros.

Dragon Rider: Os dragoneiros do jogo. Eles alternam rajadas de fogo do dragão e golpes com machados. Fique esperto com estes golpes pois tiram muita energia! Use golpes quando estiverem perto e magia de fogo se necessário.

Big Eye e Little Eye: São olhos que atiram muito em você ou podem se chocar. Quando se chocam reduzem a potência dos tiros ou roubam um item seu (modo original). Também podem se multiplicar e infestar a tela de tiros. Use muitos tiros, mas as magias só são eficientes em alguns. A de fogo é ineficaz nos olhos vermelhos.

Harpy: As harpias são criaturas com corpo de mulher, asas e pernas de águia, aparecem em grupos e soltam muitos tiros na horizontal. Podem ficar a distância ou chegar perto. Use tiros ou magias de fogo nelas!

Cockatris: Estas criaturas mitológicas são uma mistura de águia com leão. Seus ataques incluem a rajada de fogo e uma investida. Antes de investirem, apontam a cabeça. Fique atento e alterne tiros e magias.

Scorpio-Griffon: São leões com asas e uma cauda de escorpião. Eles atacam com tiros e unhadas, mas seu ataque mais detestável é o hálito venenoso (modo original). Quando este hálito lhe atinge, a energia vai se reduzindo até ficar zero! Use muitos golpes e magias para destruí-los.

Mushroom: Estes estranhos cogumelos tem braços e são muito resistentes. Sempre atacam com muitos tiros, mas dependendo da cor podem atacar ainda com uma magia Slow ou lançar um hálito venenoso. É preciso usar muitos tiros neles ou apelar para os golpes. Em todo o caso cuidado!

Wasp: São vespas de cores variadas, assim como o tamanho. Sempre aparecem em grupo, atacando não só com tiros como também com uma ferroada. É preciso alternar tiros e golpes para detê-las.

Bats: Nada mais são que pequenos morcegos que aparecem em grande número. Eles são fracos e basta o tiro para destruí-los.

Live Fire: Pequenas chamas vivas que aparecem em grandes grupos. Diferente dos morcegos, estes inimigos ficam na tela atirando em você e por isso mesmo são impertinentes. Use tiros à vontade nelas!

4) Fases

Cada personagem começa numa fase própria, mas logo depois terá opção de escolha entre qual vai começar. A ordem sugerida e da descrição a seguir é para o modo arcade.

Pundione: O reino de Pundione foi palco de uma batalha no deserto. Note que ao fundo há gigantescos veículos que lembram o Sandcrawler dos Jawas (de Star Wars). Siga enfrentando os inimigos e coletando os itens. No final você dará de cara com o mago, mas ele fugirá deixando um inimigo para você enfrentar.

Chefe (Hydra): Esta Hidra só possui duas cabeças (felizmente…), mas elas atacam muito com tiros, rajadas de fogo e ainda tentam lhe morder. Como se não fosse suficiente, a cauda dela lança tiros espalhados e ela ainda conta com Wasps. Comece usando tiros e golpes na região diagonal inferior da criatura. Com golpes você a empurra para trás. Use a magia do fogo se necessário e quando a Hidra lançar o fogo, fique ligeiramente acima deste atirando.

Mattium: Este reino conta com uma das paisagens arquitetônicas mais belas do jogo. A fase está cheia de cavaleiros e dragoneiros, de modo que é bom alternar golpes com magias. Não esqueça de ir pegando os itens também. No final você dará de cara com Efter, mas ele não será enfrentado ainda. O pior é que ele evoca meteoros que destroem a bela paisagem.

Chefe (Wyvern): Este é o dragão que aparece nas duas apresentações do jogo. Ele é bem rápido e ataca com tiros e rajadas de fogo. Também avança sobre o jogador com suas garras. Uma boa magia contra ele é a Slow e a Fire. O chefe é relativamente fraco e não representará obstáculo aos jogadores.

Enhit Nerva: Logo no começo do cenário é possível perceber pirâmides que seguem o estilo asteca. O reino de Enhit Nerva já foi florescente em magia, mas desapareceu. Aqui é preciso seguir enfrentando harpias, cavaleiros e magos. Use a magia do chama e desfira muitos golpes.

Chefe (Evil God): Ao chegar na caverna o jogador vai se deparar com o mago, mas este irá evocar o antigo deus maligno de Enhit Nerva. Será necessário enfrentá-lo e é bom saber que ele é imune à diversas magias. O Evil God lança muitos tiros, arremessa colunas e ainda investe contra o jogador. A magia da chama é bem eficiente contra ele, pois neutraliza os tiros (mas não as colunas!) e o empurra. Se for desferir golpes seja rápido!

Underground Passage Part 1: Para chegar à terra infernal, onde reside Efter, será necessário seguir pelos subterrâneos de Enhit Nerva. Na primeira parte

Chefe (Sand Worm): Esta criatura se parece com uma serpente com garras saindo do carpelo. Entre seus ataques ela solta diversas criaturas menores e depois lança uma chuva de tiros. Evite as criaturas menores e passe por entre os tiros em seguida. É preciso atentar pois a criatura prepara um bote e este tira uma boa energia! Fique embaixo e assim que ela preparar o ataque, siga rápido para o topo da tela. Boas magias são a flame, meteor e death.

Underground Passage Part 2: Esta parte é bem curta e se passa dentro de uma caverna. Os inimigos aqui se resumem aos Big Eyes, de modo que é preciso evitar suas investidas. Use muitos golpes e tiros, não esquecendo de pegar os itens. Logo se chega ao chefe.

Chefe (Stone Griffon): O chefe aqui começa sozinho mas logo forma dois atiradores que o acompanharão. Para piorar ele cria um vórtice donde surgem cockatris. Este grifo é imune à magias como a death e nightmare, por isso nem adianta usá-las. Desvie dos tiros, especialmente os que saem embaixo do chefe, e concentre-se no inimigo. Movimente-se muito pela tela alternando tiros com golpes. Entre as magias que são eficazes tem-se a flame e meteor.

Underground Passage Part 3: Na última parte o jogador vai percorrer as ruínas do que pareceu ser um templo subterrâneo. Os inimigos aqui são magos, druidas e cavaleiros. Concentre-se primeiro nos cavaleiros, usando golpes e magia da chama. Depois basta usar muitos tiros nos magos e druidas.

Chefe (Minotaur): O minotauro é outra criatura de pedra, portanto imune às magias que afetam seres vivos. Ele se desloca para frente e para trás, sempre golpeando com seu machado. Dele saem diversos tiros, assim como do próprio minotauro. Quando ele avançar é hora de ficar atento pois será desferido um poderoso golpe do machado. Fique esperto! É preciso se movimentar pela tela, usando a magia da chama para neutralizar os tiros inimigos e ainda golpear o chefe. Uma boa magia contra ele é a meteor.

Hell Land: A terra infernal é na verdade o local onde Efter fora conjurado. Inicialmente o aspecto é de um templo, mas logo muda com as transformações de Efter.

Chefe (Efter): Na primeira parte Efter fica à distância evocando espadas e conta ainda com dois cavaleiros. É preciso agilidade para desviar das espadas e ainda acertar os acompanhantes de Efter. Use muito a magia da chama! Contra Efter é preciso evitar as rajadas de fogo sequenciadas e ainda tomar cuidado com as espadadas do chefe! A magia da chama o empurra e enquanto ele evoca espadas é a hora de desferir golpes nele. Seja rápido!

Chefe (Devil): Depois de ser derrotado Efter revela sua verdadeira forma de demônio e transporta o jogador para um ambiente infernal. Ele lança esferas que se transformam em tiros horizontais, de modo que é preciso passar entre eles. Também são lançados diversos tiros e o chefe concentra rajadas de fogo. A magia da chama é eficiente contra ele e os golpes vão tirar uma boa energia dele.

Chefe (Heradious): Mesmo com a segunda derrota, um cristal de poder é revelado e aglomera os ossos infernais para formar o gigante Heradious. Só a cabeça aparece na tela e lança muitos tiros e fogo. Com a magia da chama é possível neutralizá-los e ainda avançar para golpear este chefe. Use habilidade para desviar dos tiros! Uma boa magia contra esta forma de Efter é a meteor ou a phoenix.

Chefe (Mago): Depois de derrotar Efter o templo irá ruir. Ao sair dele você se deparará com o Mago. Note ao fundo um dragão sobre as ruínas. O Mago não está sozinho, pois conjura dois dragoneiros e estes incomodam muito. É preciso paciência e habilidade para conseguir acertar o Mago, que sempre fica no canto direito da tela soltando tiros (cuidado porque alguns reduzem a potência do seu tiro!). Se você tiver a magia meteor ou death é uma boa hora para usar.

Nota: Se você conseguiu chegar e derrotar o Mago sem usar continues, você seguirá o caminho de novo só que com inimigos mais fortes. Caso contrário basta curtir o final do seu personagem e os créditos.