Análise do jogo Infamous

Análise do jogo Infamous

14 de Agosto, 2020 0 Por Markus

Por: Tuky

FICHA: Sucker Punch! | Genero: Plataforma | Console: Playstation 3 | Lançamento: 2009

Gráficos: 8.5

Jogabilidade: 9.5

História: 8.0

Diversão: 10.0

NOTA FINAL: 9.0

INTRODUÇÃO

Os créditos de InFamous estão agora mesmo rolando na minha televisão logo atrás de mim, só consigo pensar:

Meu Deus… que jogo!

InFamous, um jogo em que eu tive pré-conceito por não ter curtido muito a demo e também não curtido muito o começo do jogo full me fez calar a boca. Este jogo pode ser facilmente classificado entre o Top10 de exclusivos do PS3 e por mim sem dúvidas é o melhor jogo de super herói já feito. Não é grande mérito pois a massiva maioria dos jogos que existem de super herói são horríveis.

Bem, voltando a falar de InFamous, este jogo me surpreendeu! Me surpreendeu porque ele consegue sem bom em TODOS os quesitos, seus gráficos são ótimos, sua historia é muito boa, o som é excelente, a dificuldade é muito bem controlada, o replay é bom e a jogabilidade nem se fala! É um must have do PS3, um clássico instantaneo!

Irei agora analisar o jogo, escrever o que achei dele em cada quesito e o porque de você TER que comprar este jogo e experimentar a experiência que InFamous passa!

HISTÓRIA

Ta aí uma quesito que eu fico meu dividido em InFamous. É porque o jogo escolheu uma das formas que eu mais odeio de se contar a historia, através de dialogos por telefone e pedaços de gravação. Ao invés de ser tudo contado através de Cut Scenes (tem algumas no jogo, pera), a historia que envolve o jogo é contada em conversas que você faz por celular (blue tooth) com personagens chaves e por pedaços de gravações que você acha espalhadas pela cidade.

A historia é bastante confusa no início, tudo começa mostrando a Empire City, como sempre uma imitação de Manhattan, e de repente uma grande explosão de energia ocorre bem no meio do distrito histórico da cidade. A partir daí o jogo te joga no papel do Cole que se encontra bem no meio da cratera da explosão, Cole esta totalmente machucado e fica em pé por pouco tempo. Logo depois você é internado no hospital, alguns dias se passam, você descobre que tem poderes, descobre que a ilha de Empire City foi fechada em quarentena e descobre que todos na ilha acham que você é um terrorista e que foi você que explodiu a bomba.

A partir daí a historia vai se desenvolvendo e a partir de conversas e gravações você vai descobrindo o background da historia e o que realmente aconteceu e esta acontecendo. A coisa é que eu não entendi muito bem a historia, fiquei meio perdido em muita coisa, MAS tenho que dizer que o final do jogo é de se dizer UAU, de se dizer “Eu realmente não esperava por isso”, o final é muito bom mesmo.

E para dizer em adição, no jogo você tem o poder de escolher em muitas partes em fazer ações boas e ações ruins, isso modifica a historia, te faz ver CG’s diferentes pelo jogo e o final é diferente. Isso além de muito legal aumenta bastante o fator de replay do jogo.

Gráficos/Design



Gráficos:

Os gráficos de InFamous para esta geração podem ser considerados de médio para ótimo. É impossível não querer comparar em gráficos InFamous com GTA IV já que os jogos são parecidos na proposta de serem Sandbox e retratarem uma grande cidade. GTA IV com certeza ganha em gráficos por ter texturas melhores, iluminação muito melhor, modelos de pessoas melhor, mecânica melhor, etc… Mas InFamous não faz muito feio não.

O jogo traz gráficos bem sólidos, não são o melhor que o PS3 consegue fazer mas não são daquele tipo que você pensa: “Poxa, que horrível, podiam ter feito mais caprichado isso”. O jogo tem texturas muito boas, algumas são excelentes como algumas paredes de prédios e alguns pisos. Os personagens são também muito bem desenhados e realistas (tirando o Zeke que achei tosquinho).

Só queria reclamar da iluminação do jogo que em nenhuma parte me fez cair o queixo, não foi um recurso utilizado. Em nenhuma parte do jogo chove, achei que faltou um pouco dos elementos da natureza do jogo. Outra coisa são os pop-ups que são constantes, mas acho que é normal em sandbox, nem GTA IV se salva nisso..

Design:

O design do jogo é simples e eficaz. Realmente não há muito o que falar pois tudo é bem urbano e comum. O que se deve dar atenção são nos inimigos, a principio parece que você só irá enfrentar um tipo de inimigo pelo jogo, mas ao passar do jogo vários outros aparecem e os designs que cada tipo são muito bons e há uma boa variedade.

JOGABILIDADE

Esta aí onde o jogo brilha bastante e te fará cada vez jogar mais e mais. A jogabilidade de InFamous é extremamente fluida, funcional e fácil. Você começa o jogo com pouquíssimos poderes, você pode atirar raios de energia, escalar prédios com facilidade, cair de alturas enormes fazendo uma onda de energia quando você chega ao chão e você você pode empurrar seus inimigos e objetos com um pulso forte de energia.

Parece bastante mas para o começo é pouco, ao longo do jogo você ganha vários outros poderes e é aí que eu dou palmas ao jogo. Dou palmas por que a grande maioria dos jogos que existem no mercado te dão uma lista INÚTIL de mais de 100 combinações (combos) que você pode utilizar no jogo, e você é claro aprende 2 ou 3 e fica repetindo elas pelo resto do jogo. O que eu gostei em Infamous é que os poderes novos são introduzidos com calma pelo jogo, o jogo te da tempo de aprender e utilizar cada cada e você fica craque. Ao final do jogo você estará usando TODOS os poderes que o jogo te oferece, você não vai ficar se prendendo a uns dois poderes somente, você saberá controlar cada poder, saberá qual é a hora certa de usar cada um e irá fazer combates emocionantes.

Os poderes novos vão de surfar em fios, planar no ar, fazer um escudo, jogar granadas elétricas… são todos muito úteis e muito legais.

As missões no jogo são todas bem variadas e felizmente quase nenhuma utiliza limite de tempo, algo muito utilizado por jogos deste tipo e que eu acho horrível, falta de criatividade. São no total 40 missões principais, cada uma é bem diferente da anterior, e há 84 sidequests que são +- uns 8 tipos de missões que ficam se repetindo. Mas as sidequests são muito boas, você realmente sente necessidade de completar elas! Isso porque ao completá-las você “limpa” partes da cidade de inimigos, isso é super importante porque a cidade é infestada de inimigos a tua espreita e eles atrapalham muito você se movimentar pela cidade, fazendo as sidequests os distritos da cidade são limpos e só aparecem alguns inimigos minguados as vezes pela parte limpa. Além que ao fazer as sidequests você ganha pontos de experiência, XP, para upar seus poderes e fazerem eles terem características diferentes e melhores.

Outro ponto da jogabilidade é o poder de escolher entre fazer o bem ou o mal, o jogo sempre te mostrará duas opções. Isso influencia diretamente em que tipos de atualizações você irá ganhar para seus poderes, também influencia em varias sidequests que mudam totalmente de historia e objetivo de acordo com o seu Karma. Além que a própria historia central é afetada! É muito bem usado em InFamous este sistema de bem ou mal.

BEM, a jogabilidade de InFamous é uma maravilha MAS tem sim do que reclamar, há muitos bugs. Os bugs são concentrados na A.I do jogo. O que acontece é de as vezes a A.I se desligar e alguns personagens ficarem parados no lugar com os braços abertos, as vezes da pra concertar simplesmente dando um choque na pessoa. Outro problema que as vezes acontece é de grupos de inimigos aparecerem no meio do ar na sua frente! É meio bizarro isso, você ta la andando e de repente 5 inimigos aparecem na sua frente.. Outra coisa que achei meio falta de programação são os cidadãos que não evitam em entrar no meio do fogo cruzado… meio bizarro isso.

Mas devo falar bem de como os cidadãos se comportam as vezes, quando você é bonzinho eles vão até você te agradecer quando você passa pela rua, eles tiram fotos de você, falam de você pelo celular e até te chamam apontando algum crime que esta acontecendo. Quando você é mal é o contrario, eles te jogam pedras e te xingam.

DIFICULDADE/DURAÇÃO/REPLAY

Dificuldade:

Algo que gostei em InFamous foi a dificuldade. Eu gostei porque os produtores souberam fazer uma excelente curva de aprendizado e dificuldade! O jogo começa já um pouco difícil mas você rapidamente pega o jeito, quando você começa a achar que ta fácil de mais os inimigos começam a ser mais difíceis, mais poderosos e mais numerosos. E é assim pelo jogo inteiro, a medida que você evolui os inimigos também ficam mais difíceis, assim você se sente desafiado pelo jogo inteiro e é sempre um nível de desafio super aceitável.

Duração:

A duração é muito boa, como eu falei são 40 missões principais e 84 sidequests, além que você pode coletar itens espalhados pelo cenário e coletar pedaços de gravação. Se você quer completar todas as missões disponíveis, algo que você ira querer fazer, o jogo irá durar, acredito eu, entre 10 a 15 horas. Uma excelente duração! Tentar coletar tudo já deve demorar mais um pouco.

Replay:

O replay do jogo é excelente porque você se sentirá inclinado a re-zerar para ver como a historia muda se você jogar usando outro Karma. Alem para ver como seus poderes mudam também. Você também terá um gostinho de quero mais após zerar o game pois ele é muito bom mesmo.

CONCLUSÃO

InFamous me surpreendeu, não tinha gostado da demo, não tinha gostado dos primeiros minutos do game mas agora é um dos melhores games que joguei este ano e na minha vida. É extremamente divertido e emocionante, vale a pena qualquer um comprar pois sinceramente é o melhor jogo já feito na temática de super-herói.