Análise do jogo Fighter’s History

Análise do jogo Fighter’s History

27 de Outubro, 2020 0 Por Markus
Por: B-Mark
Plataformas: Arcade, Super Nintendo
Produtora: Data East
Gênero: Luta
Lançamento: 1994

Um jogo controverso
Em 1993 a Data East que em 1984 fez o Karate Champ, um clássico dos Arcades resolveu fazer um jogo de luta 1 X 1 para pegar carona no sucesso do Street Fighter II.
Porém o jogo tinha várias semelhanças com SF2; algumas bem berrantes.
Uma delas era o controle que consistia de uma alavanca e 6 botões ( 3 de soco e 3 de chute em níveis de força diferentes que eram fraco, médio e forte ).
Na hora de jogar então apareciam mais semelhanças: Os personagens e os golpes também eram parecidos.
No ano seguinte, em 1994 a Data East lançou uma conversão para o Super Nintendo do jogo, mas a Capcom entrou na justiça com um processo por plágio como uma tentativa de evitar a produção e lançamento.
No final das contas, o processo não deu em nada e o jogo foi lançado normalmente no mercado; porém com a má fama de cópia do Street Fighter II.

O processo judiciário movido pela Capcom
Em 1994, a Data East lançou uma conversão do jogo para o Super Nintendo. A Capcom quando viu as semelhanças com seu jogo de sucesso nos Arcades resolveram mover um processo por plágio contra a Data East.

As semelhanças com o jogo da Capcom realmente são grandes e podem ser conferidas nas screenshots no final desta análise, que comparam lado a lado com Street Fighter II Turbo Hyper Fighting, também para Super Nintendo.
Várias semelhanças foram encontradas. Algumas foram comprovadas e outras não.

Os lutadores

Ray McDougal (EUA): Policial que fisicamente lembra o Ken, mas não usa um quimono e sim roupas normais.
As semelhanças com o personagem do SF2 são na aparência e nos socos. Seus golpes de destaque são uma magia em forma de tornado e uma cabeçada.

Liu Feilin (China): Atriz chinesa de ópera que lembra a Chun Li, porém mais feia. Tem um golpe similar ao Flash Kick do Guile cuja diferença é que desferido com o braço. O visual deste golpe foi alterado nas versões seguintes do jogo que são Fighter´s History Dynamite ( também conehcido como Karnov´s Revenge ) para MVS, Neo Geo, Neo Geo CD e Saturn e Fighter´s History: Mizoguchi Kiki Ippatsu para Super NES.

Ryoko Kano (Japão): Lutadora de judô. Muitos acham que ela é uma cópia descarada da Ryoko Izumo do World Heroes. Na verdade tanto ela quanto a lutadora de World Heroes foram inspiradas em Ryoko Tani, famosa judoca japonesa que foi meldalha de prata nas olimpíadas de Barcelona em 1992 e Atlanta em 1996 e ouro nas olimpíadas de Sydyney em 2002 e Athenas em 2004.

Matlok Jade (Inglaterra): Rockeiro Punk que lembra o Guile do SF2. Personagem ágil que tem um golpe parecido com o Sonic Boom do militar do SF2.

Sanchay Tomyangum (Tailândia): Lutador de Muay Thai que lembra um pouco o Sagat, porém mais magro e baixo.

Lee Diendou (China): Lutador de Kung Fu que quer se vingar de Karnov pela morte de seu pai. Mais tarde como retaliação, a Capcom criou os perosngens Yun e Yang que tinham alguns golpes similares ao do Lee.

Makoto Mizoguchi (Japão): Lutador parecido com o Ryu do SF2 que pratica uma varião de Karate conhecida como “Street Karate”.
Mizoguchi foi incluído em King of Fighters Maximum Impact regulation A para Arcades e PS2. Isso aconteceu porque a SNK Playmore fez um acordo com a G Mode; atual detentora dos direitos autorais dos jogos da Data East que faliu em 2003; para colocar o personagem em seu novo jogo. Em troca eles licenciaram os persongens do Fatal Fury ( Garou Densetsu no Japão ) para o jogo de celular Garou Densetsu VS Fighter´s History Dynamite produzido pela G Mode.

Jean Pierre (França): Professor universitário e praticante da ginástica olímpica. É narcisista e gosta muito de rosas; isso o faz semelhante ao Vega do SF2

Marstorius (Itália): Brutamontes que se veste de gladiador romano e obviamente praticante de luta greco romana. Tem um golpe similar ao Dash Straight do Balrog e outro similar ao Double Knee Press do Bison; ambos do SF2. É o Zangief do jogo.

Chefes: Aprecem após vencer os 9 lutadores do jogo. Também é possível jogar com eles mediante um truque.

Clown (Origem desconhecida):

De origem desconhecida que tem alguns golpes como arremesso de cartas de baralho; parecido com o Gambit dos X Men e tem um golpe parecido com o Rolling Attack do Blanka.

Karnov (Rússia):Nacido no Rússia, seu nome completo é Jinborov Karnovski e é o mascote da Data East, antes ele era homem forte de circo. Atualmente é cuspidor de fogo e último chefe deste jogo.
Antes de Fighter´s History ele tinha seu próprio jogo que levava seu nome que era de plataforma e enfrentava vários inimigos.
Também marca presença em Bad Dudes / Dragon Ninja como chefe da 1a fase e como espectador no jogo de basquete Street Hoops do Neo Geo.

Os modos de jogo

– CPU Battle: Modo de 1 jogador onde você escolhe um lutador e deve enfrentar todo mundo até chegar nos chefes.

– Versus: Luta entre dois jogadores onde é possível escolher o cenário e ajustar a força dos lutadores ( handicap ). Parece com o VS Mode do SF2.

– Survival: Combate entre times de 5 lutadores. Provavelmente foi inspirado no Group Battle do Street Fighter II Special Champion Edition do Mega Drive. É possível escolher o cenário onde vai rolar a luta e decidir se vai ser jogado conta outro jogador ou contra o computador ( CPU ). Também dá para fazer CPU vs CPU e ficar só assistindo. Este modo não tem placar, as lutas são de um round. As vitórias são representadas por bolas brancas e as derrotas por bolas pretas. Ganha quem vencer todos os membros do time adversário.
Outra característica deste jogo é que quando você vence aparece o nome do seu lutador como por exemplo: “Mizoguchi Wins” e o bônus de tempo e energia já somados. Ao contrário do SF2 em que eles vinham separados e no final era feita a conta.
Já quando você perde aparece o nome do seu lutador junto com a palavra Loses.

Vitória e derrota do jogador:

Telas de seleção e de anúncio da luta do Survival Mode:

Luta no Survival Mode:

Resultado final da luta no Survival Mode com o time vencedor:

Todos os lutadores deste jogo tem um ponto fraco que é um acessório usado por eles. Matlok, por exemplo tem seus óculos escuros como ponto fraco. Em que se acertar demais, ele começa a brilhar e quando cai fica tonto.

Elemento novo 2: Flash quando se dá um golpe muito poderosos como golpe de misericórdia

Quando você dá um golpe especial e muito forte como golpe de misericórdia a tela dá um Flash como destaque.
Isso também ocorre nos jogos da série King of Fighters e SSF 2 Turbo.
Mas como o Fighter´s History saiu antes destes jogos…

Pausa copiada do SF2.
Quando você pausa o jogo nos SF2 para Super NES e Mega Drive aparecia a mensagem “Pause” no lugar do placar e ficava piscando. E quando você despausava o narrado dizia “Fight”.
Em Fighter´s History acontecia algo parecido. A mensagem “Pause” aparecia no meio da tela e ficava piscando. E na hora de despusar o narrador do jogo também dizia “Fight” como no jogo da Capcom.

Screenshots do jogo: “Semelhanças” com Street Fighter 2

Confira algumas screenshots que mostram semelhanças com o jogo Street Fighter II.

                         Fighter`s History X Street Fighter II