Análise do jogo Grimm’s Hollow

Análise do jogo Grimm’s Hollow

16 de Novembro, 2020 0 Por Owlycann
Ficha do Jogo:
Data de lançamento: 30 de outubro de 2019
Desenvolvedor: ghosthunter
Publicador: ghosthunter
Gênero: Aventura, Gratuito p/ Jogar, Indie, RPG
Plataforma: PC – Computador (Microsoft Windows)
Requisitos mínimos do sistema:
Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7, 8, ou 10
Processador: Intel® Pentium®4 1.5GHz.
Memória: 2 GB de RAM
Armazenamento: 350 MB de espaço disponível.
Placa de som: DirectSound-compatible sound card

“Que dia é hoje? Onde estou? Quem são essas estranhas pessoas com máscaras de caveira ao meu redor?”. Você acorda numa cama e se depara com o que parece ser uma festa de boas vindas. Balões coloridos e bolo. Todo mundo está muito animado! Você já acordou. Então é hora de comemorar suas boas-vindas ao lugar conhecido como “Grimm“, onde passará boa parte do seu pós vida. Sim,… VOCÊ MORREU!

Grimm é um dos primeiros personagens a aparecer no jogo

Okay, o choque é grande, mas nada é tão desesperador. Apesar disso, aqui não é seu lugar de descanso final, pois ainda é preciso cumprir uma missão: ceifar fantasmas (para levá-los ao descanso eterno) e coletar o que resta de suas energias espirituais. Como seu espírito não é forte o bastante para seguir em frente, é preciso lutar e evoluir suas habilidades.

Primeira Batalha

Entretanto, nada é tão simples. Você ainda se lembra de sua vida antes de morrer, lembra do seu irmão, lembra que vocês morreram juntos. Mas onde ele está? Será que também se tornou um ceifeiro ou virou um fantasma? E se for um fantasma? Será que é possível fazê-lo voltar para o mundo dos vivos? Tantas perguntas e apenas uma garota, ainda que confusa, pode ir atrás delas: Lavender, a protagonista de nossa estória.

É guiando Lavender por masmorras repletas de fantasmas, na busca de restaurar a vida do seu irmãozinho, que uma linda estória começa. É um jogo emocionante e repleto de momentos fortes e tensos, seguido de uma boa reviravolta. (É importante frisar que existem momentos do jogo que podem ser muito fortes para pessoas que possuem gatilhos com perda familiar e luto).

Primeira Masmorra

Grimm’s Hollow é um RPG de RPG Maker (free-to-play) de 2019, que possui mecânicas simples e já conhecidas de quem joga jogos dessa Engine. Apesar da jogabilidade comum, possui alguns esquemas de batalha que chegam a lembrar Undertale, como uma barra de ataque que dependendo se o símbolo de uma foice está mais longe ou mais perto do meio, você terá uma maior ou menor quantidade de dano a dar num oponente.

O jogo possui dois modos de jogo: um com maior foco em lutas e outro mais fácil e mais focado na história.

Os botões de comando do jogo são diretos: SETAS para se movimentar, Z para interagir e confirmar ações e X para cancelar ou abrir o menu (quando se está fora de um combate).

Quanto ao menu do jogo é possível ver as seguintes funções: Espírito da Lavender, Bolso, Manual, Salvar, Carregar, Definições, Sair e Voltar. Três dessas funções serão exploradas a seguir.

Espírito da Lavender

O Espírito da Lavender abre a Skill Tree (árvore de habilidades) da personagem. Após cada batalha você ganha uma certa quantidade de Energia Espiritual (SE), que serve tanto como dinheiro, como pontos para upar (aumentar) suas habilidades. Isso pode ser um pouco chato, já que tanto o que seria “dinheiro” e “pontos de experiência” são a mesma coisa, fazendo com que quem jogue passe bastante tempo farmando para obter SE.

A Árvore de habilidades pode melhorar sua FORÇA, fazendo com que Lavender possa derrotar inimigos sem muita dificuldade e usando habilidades específicas para causar dano, como ignorar a defesa inimiga, envenenar ou paralisar por uma quantidade de turnos.

A DEFESA, ao ser melhorada, faz com que a personagem além de levar menos dano, destrave habilidades como aumentar a resistência por uma quantidade de turnos ou mesmo destruir a defesa inimiga com um poderoso golpe.

Ao melhorar a VELOCIDADE, é possível atacar mais vezes num período de tempo, devido a uma barra chamada “temporizador”. Exemplo: se para atacar, você, no início do jogo, esperava 5 segundos, passa a esperar 2 ou mesmo 1 segundo mais para frente. Graças a isso é possível atacar mais vezes antes do turno de um fantasma.

Isso é muito útil, pois alguns inimigos são extremamente rápidos e seus turnos carregam depressa. É possível, também, aprender habilidades de golpes rápidos ou mesmo fazer seu inimigo dormir.

Conforme você faz upgrades no ESPECIAL, sua barra de especial aumenta, possibilitando armazenar mais energia para realizar ataques especiais. As habilidades destravadas ao fazer upgrades no ESPECIAL são mais táticas, focadas nos tipos de fantasmas existentes no jogo.

É também possível aumentar sua quantidade de vida, aqui chamada de VONTADE, sendo 500 a quantidade máxima de pontos de vida.

Tipos de Fantasmas

Existem três tipos de fantasma: vermelho, roxo e azul. Os tipos não interferem muito no modo de ataque que o fantasma pode dar, mas significa que são mais frágeis a ataques denominados CHAMA. Essa CHAMA possui três variações: vermelho, roxo e azul, as mesmas cores dos fantasmas. Ou seja, ao lutar com um fantasma de cor vermelha e utilizar nele uma habilidade de CHAMA VER. (vermelha), você lança uma chama que causa o dobro de dano que você pode causar nele, tornando a batalha mais fácil.

Isso é uma mecânica interessante, pois torna o jogo menos repetitivo, já que as habilidades de chama consomem bastante da barra de especial, que só é preenchida após um golpe comum realizado com sucesso. Ainda assim é um pouco cansativo.

Poder acertar um fantasma com uma chama é revigorante, dependendo da batalha, pois existem fantasmas os quais não morrem facilmente para golpes comuns e podem dar muito trabalho.

Bolso

O BOLSO (inventário) guarda DOCES que servem para regenerar pontos de VONTADE e pontos de ESPECIAL. Esses DOCES são comprados com Energia Espiritual ou podem ser ganhos de presente por outras personagens ao longo da estória.

Manual

Há um manual dentro do jogo que serve para explicar aspectos da jogabilidade do jogo e mesmo uma DICA quase que escondida para se dar bem no fim da jogatina.

Efeitos de Status

Existem apenas dois efeitos de status nesse jogo: ENVENENADA e VACILANDO. Quando Lavender está ENVENENADA ela perde uma quantidade de vida a cada turno. Quando a personagem está VACILANDO ela fica impossibilitada de se mexer por uma quantidade de turnos.

Alguns fantasmas lançam efeitos sobre si, como PROTEGER e PROTEGER+, onde o primeiro faz com que um fantasma não tome dando com ataques normais, e no segundo os ataques dados a um fantasma voltam para você.

Finais

Primeiro encontro com Timmy, no início do jogo

O jogo possui QUATRO FINAIS ALTERNATIVOS, sendo dois bons e dois ruins. Ao finalizar o jogo, com um dos finais, aparece uma tela que pergunta se você deseja tentar novamente, possibilitando que você veja os outros finais sem muita dificuldade ou mesmo tendo que jogar do início ou de um ponto mais distante.

Os finais possuem ilustrações únicas e muito bonitas, ricas de sentimento, que carregam sempre tonalidades frias, com exceção do último final, o que poderia ser interpretado como o final mais feliz e de fato é o final mais agradável de se ver.

Ao finalizar o jogo, o que leva mais ou menos 3 horas, fica aquele gostinho de quero mais, de “tem sequência?”.

Lavender é uma personagem bem desenvolvida, que possui um foco muito grande em ajudar seu irmão. Ela é carismática e cativa de maneira a nos gerar empatia. Ela e os outros personagens são bem desenvolvidos nessas poucas horas de gameplay.

O jogo é simples e por vezes pode até pecar pelo excesso de simplicidade, mas sua arte e o enredo incrivelmente bem desenvolvido captam emoções que nem sempre gostamos de tocar (luto e perda), quase como se Lavender estivesse desabafando conosco ao longo do tempo. Como se fossemos alguém próximo a ela. Ou seja, Lavander nos gera esse sentimento de saudade por uma personagem que nem existe, mas está ali, na nossa frente. Torna-se um dever ajudar ela em sua jornada, não mais somente pelo jogo, mas porque ela é semelhante a nós. Ela sofre, sente falta e ama muito uma pessoa em especial ao ponto de, mesmo no pós vida, dar tudo de si para ver aquela pessoa feliz.

Referências

1. Site do jogo: https://gamejolt.com/games/grimmshollow/431983

2. Grimm’s Hollow Fandom Wikia: https://grimms-hollow.fandom.com/wiki/Grimm%27s_Hollow_Wiki