Análise do jogo Mario Kart 8 Deluxe

Análise do jogo Mario Kart 8 Deluxe

10 de Dezembro, 2020 0 Por Super Lion World
Mario Kart 8 Deluxe Nintendo Switch Presentation 2017 Trailer (Nintendo)
Ficha do Jogo:
Título: Mario Kart 8 ( Nintendo Wii U) / Mario Kart 8 Deluxe ( Nintendo Switch)
Plataformas: Nintendo Switch (versão Deluxe) / Nintendo Wii U (versão original)
Jogadores: até 4 jogadores na mesma tela.
Número de jogadores online: Até 12 jogadores.
Gênero: corrida
Publicador: Nintendo
Desenvolvedor: Nintendo
Idiomas suportados: Inglês, Francês, Espanhol.

Avaliação:
Diversão: 10,0
Gráficos: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Som: 10,0
Nota Final: 9,5

Let’s a Go!

Que a franquia Mario Kart é sinônimo de diversão, isso todo já sabe. Mas o que esperar de Mario Kart 8 Deluxe para o Nintendo Switch?

Mario Kart 8 foi lançado originalmente para o Nintendo Wii U em maio de 2014. O game foi muito bem recebido, trazendo como uma das novidades a mecânica anti-gravidade, possibilitando uma nova forma de correr e novos designs de pistas. No ano de seu lançamento, Mario Kart 8 conquistou o prêmio de melhor jogo de esportes, melhor jogo de corrida e melhor jogo para a família no The Game Awards 2014.

O que já era bom no Nintendo Wii U se tornou ainda melhor no Nintendo Switch. Isso se deve ao fato de que foram feitos alguns ajustes e adicionados novos conteúdos ao game, tornando o Mario Kart com mais conteúdo de toda a franquia e o melhor jogo de Mario Kart já feito.

Nessa análise trarei tudo o que você precisa saber sobre o jogo pra te ajudar a decidir se vale a pena ou não jogá-lo.

Apresentação e Menu:

Mario Kart 8 Deluxe é vibrante e empolga já no primeiro pixel. Ao iniciar o game escutamos o ronco do motor seguido de Mario dizendo “Mario Kart 8” e da música tema do game, com uma imagem bem colorida de Mario e sua turma na Rainbow Road. Só pela intro já temos vontade de começar o game logo.

Ao apertar L+R somos apresentados ao Menu do jogo, onde podemos acessar os modos: Um jogador;  Multijogador Local; Modo Online; Modo Sem Fios; Estatísticas; Amiibo; Mario Kart TV; Ajuda; e Toy-Con.

A seguir vou apresentar cada um dos modos disponíveis no menu inicial.

Modo Um jogador:

Esse modo se divide em 4: Grande Prêmio, Contrarrelógio, Corrida VS e Batalha.

No modo Grande Prêmio, podemos correr nas categorias 50cc, 100cc, 150cc, espelho e 200cc. Nessa versão Deluxe do Nintendo Switch quase todas as pistas e personagens de Mario kart 8, incluindo as DLCs, estão presente já de início. São 12 grandes prêmios, com 4 pistas cada, totalizando 48 pistas. Quanto aos personagens são de uma variedade muito grande, sendo 42 personagens, alguns possuindo skins adicionais.  Já os veículos são divididos em karts e motos, possuindo uma grande variedade de peças e modelos que são desbloqueados ao recolher moedas espalhadas pela pista durante as corridas.

Pressionando o “+” no menu de seleção do veículo temos acesso aos status de velocidade, aceleração, peso, controle e tração de cada Kart, além da possibilidade de ativar ou desativar as funções de Condução Assistida (veículo não sai da pista), Giroscópio (utiliza o sensor de movimento para pilotar simulando um volante) e aceleração automática (veículo acelera sozinho). Essas três opções estão disponíveis também a qualquer hora dentro do game, bastando pressionar “+”para acessá-las. Pode-se também habilitar o desabilitar o minimapa.

Em relação às corridas, as fases são muito bem elaboradas, necessitando de uma boa estratégia para o gerenciamento de seus itens para saber a melhor hora de atacar e se defender, além de dominar o drift e os saltos para ganhar alguns segundos a mais do que seu oponente e coletar as moedas pelo caminho. É uma mistura de corrida com estratégia, principalmente na dificuldade 200cc, onde você deve dominar todas as técnicas para vencer as corridas.

Contrarrelógio:

Nesse modo você corre contra o tempo para bater o seu próprio recorde, além de desafiar fantasmas de outros jogadores e enviar seus próprios fantasmas online. Este é um bom modo para você buscar a melhor estratégia para as corridas, pois, observando os fantasmas dos melhores jogadores, pode-se observar a maneira com a qual eles percorreram aquele circuito, te ensinando aonde frear, acelerar, cortar caminho, etc.

Corrida VS:

Nesse modo você pode criar as suas próprias regras para as corridas. Você pode escolher entre as categorias de 50cc a 200cc, inclusive o modo espelho, e se quer correr em equipes ou sem equipes, se quer itens normais ou específicos, apenas moedas, sem itens/moedas ou com itens alucinantes. Pode também alterar o nível de dificuldade do CPU, restringir a corrida a um tipo de veículo, como só kart, só moto ou com ambos, o número de pistas (por ordem, aleatório ou escolher) e o número de corridas, sendo estas de 4 a 48.

Modo Batalha:

Quem não se lembra do famoso modo batalha de destruir balões no primeiro Mario Kart, lá no Super Nintendo? Pois bem, esse modo também está presente aqui, porém com muito mais opções de batalhas. Agora você pode batalhar por moedas, caça ao Sol, batalha de balões, policiais e ladrões, batalha de Bob-Bombas e a Batalha Aleatória. Você também pode escolher as configurações de como quer que a batalha aconteça em cada tipo. O modo batalha possui diversas arenas, tanto de jogos anteriores da franquia quanto novas.

Na Batalha por Moedas, os jogadores devem batalhar pelo maior número de moedas coletadas, que estão espalhadas pelo cenário e podem ser roubadas de outros jogadores ao atingi-los.

Na Caça ao Sol, o jogador deve permanecer com o Shine até zerar o cronômetro, tentando se esquivar de ataques inimigos que tentarão de tudo para roubar a estrela de você.

A batalha por bolões é a mesma desde o lançamento original para o Super Nintendo, onde os jogadores devem estourar os balões dos oponentes enquanto tentam proteger os seus próprios, com a diferença de que, nesse game, são 5 balões ao todo e não 3 como antigamente.

A batalha policiais e ladrões é bem legal, onde de um lado, o time Piranha Plants tenta capturar os adversários, enquanto os ladrões tentam fugir e salvar seus amigos aprisionados.

Na batalha Bob-Bombas, os jogadores devem pegar apenas bombas nas caixas de itens e atingir o maior número de jogadores possível até o fim do tempo.

Por fim, na Batalha Aleatória, como o nome sugere, é escolhida aleatoriamente o tipo de Batalha dentre as já mencionadas nessa análise.

Multiplayer local:

Nesse modo até 4 jogadores podem disputar o Grande Prêmio, Corrida VS (um contra o outro) e   modo Batalha. O legal de se jogar o modo multiplayer é resgatar aquele feeling da época em que todos os jogos eram offline, colocando o amigo no sofá pra disputar com você. A tela é dividida em 4 para facilitar a visualização. Esse modo é super recomendado para quem gosta de uma bela partida com os amigos.

Modo Online: É nesse modo que o jogo se destaca, pois nada mais divertido do que disputar Mario Kart com jogadores do mundo todo. E aqui tem pra todos os gostos e níveis de habilidade.  Você pode jogar em 2 pessoas no mesmo console o modo online.

As categorias são divididas em Mundial, Regional, Amigos e Rivais e Torneios.

No Mundial, pode-se disputar corridas ou batalhar com até 12 pessoas simultaneamente. A conexão desse game está bem estável, não senti problemas de queda nem nada do tipo. Para a escolha das pistas, são dadas algumas opções por vez e você pode escolher a sua preferida para entrar em um sorteio, concorrendo a opção de cada jogador, sendo sempre um mistério qual a pista em que irá competir.

No Regional, até 12 jogadores disputam corridas e batalhas do mesmo modo que o Mundial, porém o jogo pega jogadores da sua região para disputar com você.

Amigos e Rivais, nesse modo você pode criar um grupo para organizar partidas com o pessoal da sua lista de amigos ou então convidar jogadores “recentes” que são aqueles com os quais você jogou alguma partida online e ficam registrados no sistema.

Por fim, temos o modo Torneio, onde você pode criar um torneio, pesquisar com código, pesquisar por tipo de torneio, pesquisar torneios ativos, além dos favoritos. O jogo também te mostra algumas recomendações de torneios para participar, além dos mais populares.

Modo sem fios:

Já no modo sem fios pode-se jogar em Lan, permitindo até dois jogadores jogarem em cada Nintendo Switch.

Estatísticas:

Em estatísticas temos um apanhado geral de tudo que foi feito dentro do game, como distância percorrida, moedas coletas, pista preferida, personagens preferidos e por aí vai, podendo ver estatísticas gerais, online e sem fios.

Amiibo:

Em Amiibo, se você possuir algum, pode ganhar uniformes de personagens Nintendo para o seu Mii.

Mario Kart TV:

Em Mario Kart TV podemos assistir a replays dos melhores momentos de cada torneio e até editá-los. Porém a opção de compartilhamento não está presente dessa vez.

Ajuda:

Temos também a opção ajuda, que ensina técnicas de condução, itens e tipos de batalha, ou seja, informações sobre como jogar o game.

Toy-Con:

Por fim temos o Toy-Con, que permite que se jogue com o Nintendo Labo, vendido separadamente.

Gameplay:

 A gameplay do jogo está muito divertida, com vários modos para se jogar e os controles estão fáceis, tornando este jogo acessível para todas as idades e níveis de habilidades. Agora podemos, além de dirigir karts e motos, planar no ar, dirigir embaixo da água e correr contra a gravidade.

Aqui vale a dica de que, quando se está com pneus anti gravidade, ao encostar em outro jogador, você ganha um impulso extra. Recurso esse extremamente útil para realizar aquela ultrapassagem com estilo. Se você permanecer exatamente atrás do oponente, também ganhará um impulso para ultrapassá-lo.

O game está a meu ver, muito mais divertido e mais justo do que outros jogos da franquia, já que a quantidade de cascos azuis (que adoram me acertar na última curva da última volta) estão menos freqüentes do que na versão de Nintendo Wii por exemplo. O jogo está bem desafiador nos níveis maiores e no online oferece uma boa disputa entre os jogadores.

Com sua diversidade de modos e opções de jogo e configurações, a gameplay de Mario Kart 8 Deluxe é diversão garantida, independente se você está jogando sozinho, com amigos, online ou sem fios.

Gráficos:

Os gráficos do game estão mais bonitos do que nunca, sendo este o Mario Kart mais bonito de todos. As cores são vibrantes, os cenários são extremamente criativos e trabalhados, se atentando a cada detalhe de cada temática. Com certeza os gráficos nesse jogo fazem toda a diferença, já que deixam tudo mais colorido, bonito e vibrante. É legal se atentar pelos detalhes de animações na pista, inclusive dos torcedores, tornando cada fase única e viva. No Switch a imagem na televisão roda em 1080p e 60 fps.

Áudio:

Com relação ao áudio as músicas do game são tão empolgantes quanto o próprio jogo. Eu já fiquei um bom tempo somente curtindo a trilha sonora do game, que além de variada, traz uma sensação única para cada pista.

Vale a pena?

Será que vale a pena jogar Mario Kart 8 Deluxe?

E a resposta é… SIM! E MUITO! Mario Kart 8 Deluxe é o melhor jogo da franquia Mario Kart. A quantidade de modos de jogo, possibilidades de configurações, quantidade de pistas, veículos, personagens, o seu visual e a trilha sonora impecável, fazem deste game um jogo Imperdível para amantes da franquia e de jogos de corrida de kart. Então, se você gosta desse tipo de game, vai fundo que tenho certeza de que você se divertirá por horas e horas no seu Nintendo Switch, tanto em modo dock quanto portátil, sozinho, com amigos ou online!