Análise do jogo Zack and Wiki: Quest for Barbaros’ Treasure

Análise do jogo Zack and Wiki: Quest for Barbaros’ Treasure

28 de Dezembro, 2020 0 Por Markus

Por: Tosado

Ficha do Jogo:
Data de lançamento: 18 de janeiro de 2008 para o Wii; 03 de dezembro de 2015 para o Wii U.
Idiomas: inglês, alemão, francês, espanhol, italiano
Plataformas: Wii; Wii U
Avaliação:
Gráficos: 9.0
Som: 7.7
Jogabilidade: 9.0
Dificuldade: 10.0
História: 8.0

NOTA FINAL: 8.7

A história do jogo é bem simples: Assumimos o papel de Zack um pirata ambicioso e seu amigo Wiki que pode transformar os inimigos em objetos preciosos como uma cobra em uma garra, uma cigarra em uma serra, um morcego em guarda chuva e muito mais . Depois de serem atacados os dois se vêm presos numa ilha deserta, onde encontram o pirata Bárbaros. Este diz- que temos de recolher as restantes partes do seu corpo, se quisermos que realize um dos nossos desejos. Começa assim a busca por dezesseis artefatos que nos levarão a vários cenários como uma floresta, um castelo, uma paisagem vulcânica e muito mais tendo uma série de desafios inimagináveis. Sem grandes surpresas, a história serve apenas como pretexto para a ação, sendo esquecida durante a jogatina.
O destaque vai para o carisma dos personagens, dando um ar engraçado e divertido para o jogo.

Para resolver os quebra-cabeças você utilizará apenas o wii remote. Bastando apontar para algum lugar que Zack irá te obedecer, e quando houver um objeto interativo aparecerá um símbolo que mostra o que o jogador deve fazer. Há vários elementos interativos no cenário como alavancas, quadros, recipientes, vara de pesca, bombas, martelo, serrote, vassoura, cada um sendo acionado por movimentos bem fiéis aos reais. Como já dito Wiki pode transformar os inimigos em objetos com apenas um balançar no wii remote, criando vários caminhos alternativos para finalizar a fase.

O visual é bem apelativo. Sendo este representado em forma de desenho. Tendo animações únicas e carismáticas. Os cenários são bem bonitos ,tendo um visual muito exuberante e agradável. O aspecto animado e vivaz de todas as cenas que encontramos pode enganar algumas pessoas mais conservadoras, levando-as a pensar que este é um título para um público mais jovem. Coisa bem diferente, já que a dificuldade do jogo é bem grande, não agradando o público mais jovem. Sendo este título um dos mais bonitos do Wii.

Este é um título bem difícil e desafiante. Sendo ele um puzzle no qual o jogador tem que analisar o cenário, os inimigos e os objetos, resolvendo os problemas na tentativa e erro para conseguir finalmente abrir o tesouro. O jogo possui um modo de pontuação chamado Hirame Q, o qual pode ser diminuído por tentativas frustradas. Como quando você encontra um item e usa este de forma errada, diminuindo o valor ganho de Hirame Q. O seu total de pontos em cada fase é influenciado como o ranking geral também. O jogo conta também com extras como tesouros secretos e muito mais.

O esquema de fala é feito a partir de balões, com as falas dos personagens. As músicas da fases são interessantes combinando com cada fase mas apenas isso. Os efeitos sonoros como quando Zack pega um objeto ou quando pega moedas e outros sons são entusiasmantes e divertidos como também os grunhidos produzidos por muitos personagens dando mais estilo e carisma para alguns personagens como Jonny.