Análise de Sonic R

Análise de Sonic R

14 de Janeiro, 2021 0 Por Markus

Por: Augusto Aragão

Ficha do Jogo:
Data de lançamento inicial: 1997
Desenvolvedores: Sonic Team, Traveller’s Tales
Plataformas: GameCube, PC – Computador (Microsoft Windows), Playstation 2, Sega Saturn

NOTA: 9.5

Everybody’s Super Sonic Racing…” Como eu poderia esquecer a música de abertura deste jogo? Depois de tanto correr em jogos de plataforma, faltava ao mais famoso porco-espinho do mundo um game de corrida. Faltava…

Sonic R vem para colocar o mundo de Sonic, bem como seus personagens, em um clima de corrida. Todo o clima dos jogos Sonic está presente neste jogo. Os fãs do porco-espinho poderão notar que este não é apenas um jogo de corrida, pois elementos típicos de Sonic também estão presentes.

Achar as famosas esmeraldas são um destes elementos. Outro está em coletar anéis, adquirir escudos e coletar moedas-sonic para habilitar personagens secretos. Segredos? Why not? O jogador terá inicialmente à sua disposição: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Dr. Robotnik. Há ainda outros cinco personagens secretos a serem habilitados, além do famoso super-Sonic (por que não seria um sonic saiadin?). Por sinal, cada personagem possui habilidades próprias.

Os gráficos de Sonic R são limpos, brilhantes e detalhados. Realmente conseguem passar toda a atmosfera que consagrou o mundo de Sonic. Apesar de não se sentir um cenário sendo construído conforme você avança, é possível sentir que os detalhes vão aparecendo (como se estivessem invisíveis e fossem se tornando nítidos). Isto não é desagradável, mas fica perceptível no modo para dois jogadores e atrapalha na hora de pegar atalhos. Alguém falou em atalhos? Pois é, neste jogo de corrida não há apenas um mapa, mas na verdade 3 mapas sobrepostos. Com isso há uma série de atalhos e caminhos secretos, muitos abertos com determinado número de argolas. Isso dá uma nova dinâmica ao jogo e permite que um jogador em desvantagem possa virar a situação em seu favor. Muito bom!

Já a música… Ah a música… É impossível não cantá-la após jogar alguns minutos (ou horas…)! Todas são cantadas e muito bem produzidas, com arranjos bem empolgantes! Passei muitas horas simplesmente ouvindo as músicas…Aliás, destaco as músicas da “Radical City”, “Reative Factory” e “Radiant Emerald”. A jogabilidade é ótima, mas alguns personagens parecem não fazer jus a isto. A personagem Amy e o Dr. Robotnik são lentos e custam a fazer uma curva…

Este é um jogo obrigatório para os fãs de Sonic! Como no estilo “Mario kart”, a diversão a dois é que vale a pena!