Análise de Sonic 3D Blast

Análise de Sonic 3D Blast

6 de Abril, 2021 0 Por Markus

Por: Augusto Aragão

Ficha do Jogo:

Data de lançamento inicial: 1996
Plataformas: Sega Saturn, Mega Drive (Sega Genesis), Nintendo Wii (Virtual), PC – Computador (Microsoft Windows, Linux, Mac OS Classic)

NOTA: 9.5

Para a esquerda… para a direita… para frente… para trás! Sim, é a primeira aventura 3D do mascote da Sega. A aventura começou no Mega Drive esbanjando ótima qualidade gráfica e sonora, chegando ao Saturn com toda ação e velocidade, além de melhoramentos consideráveis.

O personagem Sonic ainda se vê às voltas com o indefectível Dr. Robotinik, que insiste em mecanizar os animais e descobrir os segredos da ilha onde eles vivem. Só resta a Sonic acelerar e coletar as boas e úteis argolas, além de escudos, super velocidade, vidas e as tão importantes esmeraldas! Aqui também é possível “despertar” o Super Sonic…

Todo o ambiente original do Mega Drive está mantido, mas com detalhamento maior e mais colorido. As sete fases, divididas em três partes, continuam presentes e a dificuldade ainda é mediana. O jogo mantém a visão “diagonal”, mas desloca-se de forma mais fluida que no console de 16-bits. As fases de bônus foram remodeladas e agora são em visão 3D (fazendo jus ao nome do jogo…), dando impressionante sensação de corrida, subida, descida, entre outras piruetas e espirais….cuidado para não se enjoar nestes momentos! Os personagens Tails e Knuckles levam Sonic para as fases de bônus, por isso ache-os e tenha pelo menos trinta argolas!

A parte gráfica de Sonic 3D Blast é ótima, colorida e muito detalhada. O cenário se mostra muito bonito e bem alegre, se bem que nos ambientes de um vulcão, das ruínas ou da base do Dr. Robotinik não há muitos sorrisos…Apesar disto a Green Grove Zone, Diamond Dust Zone e Casino Night Zone esbanjam empolgação, ação. Também os inimigos são bem detalhados e uma vez libertados os passarinhos, Sonic deve pegá-los e os levar até a argola maior. O próprio Sonic está bem feito, mas parece um bonequinho de massinha….pelo menos ainda corre e pula com muita desenvoltura.

Todas as músicas originais foram melhoradas e contam com a qualidade do CD. É impressionante a variação musical das diferentes zonas: a Green Grove Zone tem músicas empolgantes e alegres, já a Diamond Dust Zone possui música em estilo natalino e a música da Rusty Ruin Zone é muito pesarosa…Esta palheta conta com boa pureza sonora. Já os efeitos sonoros se mostram comuns aos jogos de Sonic, sem grandes novidades…bem, a risada sinistra de Robotinik antes de se enfrentá-lo é um anexo muito bom…e tenebroso.

A jogabilidade continua típica e muito boa. Todos os movimentos característicos de Sonic estão presentes e bem fáceis de serem feitos. O que pode confundir um pouco é o próprio ambiente 3D, na hora de se acertar os inimigos. A dica é ficar de olho na sombra de Sonic quando pular.

Um aspecto negativo e que realmente vai cansar o jogador são os constantes Loadings! Das fases normais para as fases de bônus e vice-versa os loadings são demais, quebrando o dinamismo…Outro aspecto a se mencionar é que algumas músicas se mostram curtas, levando um tempo a serem repetidas.

Os fãs de Sonic ainda sim adorarão a primeira aventura 3D do Hedgehog! Quem curtiu a versão do Mega tem bons motivos para renovar a aventura no ambiente do Saturn. É correr com Sonic em todas as direções!