Análise de Nascar 98

Análise de Nascar 98

30 de Agosto, 2021 0 Por Markus

Por: Augusto Aragão

Ficha do Jogo:
Data de lançamento inicial: 1997
Jogadores: Multijogador
Desenvolvedora: Stormfront Studios, Electronic Arts, Press Start Studio, High Score Entertainment
Publicadora: Electronic Arts, Tectoy
Gênero: Simulador de corrida
Plataformas: PlayStation One, Sega Saturn, PC – Computador

Avaliação:
Nota: 9,0

Quem não se lembra do impacto que Daytona causou nos fliperamas? Pois é, Daytona foi todo baseado no campeonato de Nascar, uma modalidade automobilística bem popular entre os norte-americanos. Só que este jogo é mais fiel ao campeonato, além de ser licenciado.

O game foi lançado para PlayStation, Saturn e PC; Nascar é um jogo que traz um estilo de corrida para os que gostam de velocidade em circuitos ovais e com muitas batidas. A versão no Saturn é muito boa, mantendo 17 pistas (8 ovais e 9 desenhadas especialmente para o jogo), 26 pilotos e seus carros, com todos os logos de patrocinadores. Os famosos comentaristas americanos também estão presentes e narram antes e depois de cada corrida, dando boas dicas.

Graficamente Nascar 98 é muito parecido com Daytona, mas as pistas são mais largas e os detalhes do cenário são poucos. Um detalhe muito bom neste jogo está nas marcas de derrapagem e impacto que ficam nas pistas e guard-rails. Os carros também estão bem detalhados, especialmente quando ficam danificados. Como em Daytona, é possível escolher entre quatro visões possíveis. A pior visão é a dentro do carro, pois limita muito o campo de visão!

A jogabilidade é ótima! O jogador vai se sentir realmente dirigindo um carro e fazendo ajustes no options, pode-se tornar o jogo mais realista e competitivo (pode-se ajustar o atrito no solo, comprimento da pista, etc). Outro fator que irá influenciar na jogabilidade são os ajustes feitos no carro, portanto é bom saber calibrar os pneus, ajustar aileron e aerofólios, além da relação de marchas.

O ponto realmente negativo é a música do jogo! É o que se pode chamar Rockountry, uma mistura de Rock com Country. É de doer os ouvidos… Felizmente a música pode ser colocada em Mute nos options. Outro ponto negativo é o loading, maior que em Daytona. Os efeitos sonoros são bons, mas ainda acho que ficam atrás de Daytona. Há um modo para dois jogadores, mas em Nascar 98 os dois jogadores correrão contra seis carros controlados por computador! Isso é muito interessante, pois a disputa não fica apenas entre os dois jogadores.

Outro fator que balanceia as disputas é que o jogador deverá ficar de olho no combustível, pneus e nos danos do carro. Enfim, um jogo muito bom para os amantes do estilo de Daytona. Mas é importante saber uma coisa: este jogo ocupa 445 blocos de memória do Saturn!