Análise de Grand Theft Auto: San Andreas – Um Marco para a Indústria e Uma Fonte de Nostalgia

Análise de Grand Theft Auto: San Andreas – Um Marco para a Indústria e Uma Fonte de Nostalgia

16 de Outubro, 2021 10 Por MrSuperFanMr

Ficha do Jogo:
Lançamento: 26 de outubro de 2004.
Gênero: Terceira pessoa, Mundo aberto e Ação.
Desenvolvedores: Rockstar North.
Publicadora: Rockstar Games.
Plataformas: Playstation 2, Playstation 3, Playstation 4, Mobile (Android, iOS, Windows Phone), PC – Computador (Microsoft Windows e Mac), Xbox, Xbox 360, Xbox One e Kindle.
Tempo de Jogo: 30 horas (mais de 80 horas caso tente os 100%).

Classificação Indicativa: +18.

SELO DE OURO: Jogo Altamente recomendado; permita-se viver essa experiência!

Dica: Para uma maior imersão na análise, leia enquanto escuta uma playlist da trilha sonora do game (vai me agradecer depois).

Apresentação Inicial

Analisar um game como esse na época em que vivemos pode até parecer estranho (por ser um game antigo e sem tantos lançamentos no mesmo estilo), mas não há como negar que não tem momento melhor para reviver as aventuras de CJ como agora. Não é novidade para ninguém o potencial que Grand Theft Auto: San Andreas trouxe para a indústria em relação a qualidade e como a Rockstar mostrou que, para bater de frente com eles, tem que ser melhor do que fazer qualquer coisa a menos do que virar referência para diversos gêneros, sem se prender ao mundo aberto.

Grand Theft Auto: San Andreas dispensa apresentações. É um jogo que ultrapassa a barreira gamer e atinge até mesmo àqueles que simplesmente não gostam de jogar, porém, em algum momento da vida, teve contato com San Andreas e adorou a experiência que teve. Não é a toa que é o game mais vendido do PS2, tendo vendido 27,5 milhões de cópias, fora a pirataria da época e guarda lugar entre os mais vendidos de todos os tempos (com razão, não?).

Apesar de muitos o conhecerem, muita gente não faz nem ideia de qual é o enredo, das possibilidades e, o melhor de tudo, as polêmicas que a série GTA passa desde a sua origem. Irei analisar San Andreas tanto do aspecto técnico quanto do fator nostalgia. Dessa forma, não fica uma análise totalmente parcial (eu disse totalmente) e sim, uma análise justa para o que temos hoje, assim como sempre faço por aqui (eu sei, para um jogo que dispensa apresentações, a apresentação está grande demais).

*O game foi jogado e finalizado no PC, PS2 e Android e todas as screenshots foram tiradas durante o gameplay no PC. (As versões de Xbox também foram jogadas)

Bem-vindo de volta, Carl!

Enredo

Depois de 5 anos morando em Liberty City, em 1992, Carl Johnson, ou para os íntimos, CJ, volta para Los Santos para o enterro de sua mãe. Ao sair do aeroporto, é abordado pelo ser mais desprezível em todo o jogo, o policial corrupto Frank Tempenny e seus comparsas, Eddie Pulaski e Jimmy Hernandez, chantageando-o para trabalhar para eles ou irão incriminá-lo por algo que não fez.

Polícia corrupta.
Oh Shit, here we go again!

Sua antiga gangue, Grove Street Families, está em decadência e todo o poder que a gangue possuía, agora é da gangue rival, os Ballas. CJ é jogado pelos policiais em território inimigo e farão de tudo para complicar ainda mais a vida de Carl. Carl é um cara que quer fazer as coisas diferentes e havia abandonado a vida de gangues e crime, mas acaba sendo obrigado a voltar para esse meio.

Ao ir ao enterro de sua mãe, juntamente com seu irmão, Sweet, e os membros da gangue, eles são atacados pelos Ballas e CJ decide que irá trazer a Grove de volta ao topo, em uma batalha contra gangues rivais e inimigos traficantes de crack (CJ contra as drogas).

Cemitério com os Groves.
Welcome to Vinewood! (A cidade das estrelas…e das gangues, das garotas de programas, policiais corruptos).

Como o Jogo Funciona?

Grand Theft Auto: San Andreas é um jogo mundo aberto repleto de conteúdo para o jogador explorar como bem entender. Pode seguir fazendo missões para progredir no enredo ou simplesmente desfrutar de tudo que San Andreas pode oferecer.

CJ pode andar, correr, pular, abaixar, nadar, mergulhar, socar, chutar, comer, fazer academia, saltar de paraquedas, namorar, pilotar aviões, jatos, barcos, lanchas, andar de mochila a jato, tirar foto, encontrar colecionáveis, ir a boates, ser preso, fazer autoescola, aulas de pilotagem, fazer apostas, cortar o cabelo, fazer tatuagens em diversas partes do corpo, comprar diferentes tipos de roupas em diversas lojas diferentes, jogar basquete, entre outras coisas. Sim, ainda é possível fazer ainda mais coisas, mas falar sobre tudo deixaria a lista gigante e não deixaria a análise dinâmica. Além disso tudo, CJ ainda pode jogar mini games em arcades localizados em bares, lojas de conveniência, discoteca, jogar sinuca, dançar, comprar imóveis, sair com garotas de programas e apostar corrida. É algo tão absurdo que faz jus à nota 99 que o jogo recebeu (mas é óbvio que merece os 100 redondo).

Ps: O game não apresenta legendas em português e a tradução das legendas vista nas imagens foram feitas por fãs.

Cabelinho na régua.
Fazendo uma tatuagem.
CJ não sabe dançar (bom, ou eu não sei dançar).
Posso anotar o seu pedido, senhor?

Mapa

O estado de San Andreas é formado por três grandes cidades: Los Santos (uma versão de Los Angeles), San Fierro (uma versão de São Francisco) e Las Venturas (uma versão de Las Vegas) que podem ser acessadas com o decorrer da história. Além de diversas pequenas cidades, divididas desde área urbana a zona rural. Indústrias, parques, fazendas, praias, florestas, tudo muito bem feito e detalhado. Cada área adaptada com veículos específicos, pessoas e ambientação característica.

CJ pode comprar diversos imóveis em praticamente todas as regiões. Cada casa adquirida torna uma safe house (casa segura) para o jogador poder salvar o game e trocar de roupas (todas as roupas adquiridas nas lojas ficarão disponíveis nos armários da safe house).

Mapa e Legendas. (Los Santos, no canto inferior direito, Las Venturas, no canto superior direito e San Fierro, na parte central, à esquerda.

Exploração e Mundo Aberto

Já não é novidade o tamanho do vasto fator exploração que esse game tem, mas vou um pouco mais a fundo em cada aspecto para que não reste dúvidas do quão gigante é o conteúdo que teremos durante o gameplay. Um mundo aberto fantástico e muito vivo para a época. Apesar de não ser o game que revolucionou o estilo de GTA, com certeza foi o que elevou todos os aspectos ao mais alto nível.

Las Venturas.
Academia.

CJ literalmente pode viver uma vida completa. O seu condicionamento físico influenciará no seu desempenho e na facilidade que terá para realizar certas ações. Como assim? Bom, CJ pode ser magro, normal, musculoso ou gordo. Para definir seu condicionamento, você pode frequentar a academia para conseguir maior resistência ao correr, mais músculos e perder peso.

Não é necessário frequentar a academia para conseguir maior resistência e cansar menos ao correr (mas agiliza o processo), basta correr muito para poder aumentar a barra de estamina. Caso coma muito e acabe engordando, correr fará o CJ reduzir a barra de gordura. O mesmo vale para aumentar o fôlego enquanto mergulha, basta mergulhar bastante para ir aumentando a barra e ficar mais tempo mergulhado. Durante a exploração será possível encontrar competições de triatlo (natação, ciclismo e corrida) e aumentará as barras de condicionamento físico.

Mergulho.
Triatlo. (Faz falta um modo foto decente)

Na academia, CJ ainda pode desenvolver novos estilos de luta. Cada cidade pode possuir um estilo diferente. É possível aprende boxe e participar de algumas lutas em ringue, aprender karatê e lutar em tatames. É muito bem feito e caso vá aprender karatê já sabendo boxe, um estilo irá substituir o outro, mas poderão ser reaprendidos.

Isso também vale para habilidades com veículos. Quanto mais você dirige sem bater ou pilota uma moto sem bater ou cair, você aumenta a sua barra de habilidade com o veículo tendo menos chances de cair das motos, maior domínio do carro e uma melhora na dirigibilidade. Também pode melhorar essas habilidades frequentando a autoescola, tanto para carro e para motos e realizando as missões para poder ser um grande motorista e piloto. É possível fazer aulas de pilotagem para melhorar as habilidades com os aviões. É extremamente útil e fará você passar menos raiva ao pilotar um avião e ter uma pilotagem mais tranquila e aulas de barco em uma pequena cidade próximo à San Fierro.

Autoescola.
Escola de Pilotagem.
Escola de Barco.

Continuando na ideia de melhorar as habilidades e ter alguns bônus com isso, teremos a possibilidade de melhorar nossas habilidades com armas. Novamente podemos aumentar a barra utilizando a mesma arma várias vezes ou podemos visitar os clubes de tiro nas Ammu-Nation (as lojas de armas). São desafios curtos com as armas, atirando em alvos, alvos em movimento, etc, que renderão uma pontuação e aumentará a barra da arma. O que acontece quando chegamos ao nível máximo? Caso chegue ao nível profissional com pistolas e submetralhadoras, por exemplo, poderemos utilizar duas de uma vez só e nossa mira fica melhor também.

Ammu-Nation.
Estande de Tiro.

Existem diversas lojas de roupas, de marcas diferentes e isso implica até mesmo na localização delas. Para roupas comuns, é bem comum encontrar as lojas Binco e Sub Urban, mas para roupas mais requintadas como a Zip, são localizadas em bairros um pouco mais sofisticados. Ainda há lojas específicas para roupas esportivas, a Pro Laps, onde CJ pode comprar luvas de boxe, capacetes para as motos, calções de boxe, entre outras roupas de esportes e a Victim, uma loja mista, mas com tudo absurdamente caro.

Zip.
Binco.
Pro Laps.
Victim.

Namoradas

Cansou de explorar e deseja encontrar o amor da sua vida enquanto joga? Tudo bem, quem sou eu para julgar? Existem diversas possíveis namoradas para CJ espalhadas pelo grande mapa do game. As principais namoradas de CJ são encontradas durante missões da campanha, a Denise e a doida varrida da Catalina. Sim, a mesma Catalina lunática namorada de Claude Speed, protagonista de GTA II e III. Vale lembrar que o enredo de SA acontece antes dos eventos de GTA III. As demais namoradas poderão ser encontradas explorando as cidades.

Acha que namorar no vídeo game é fácil? Para conseguir namorar algumas das pretendentes, é necessário cumprir alguns requisitos. Existem namoradas que gostam de caras mais cheinhos, então para poder namorar com elas, será necessário engordar o suficiente para ser atraente. Pode parecer chato de fazer, mas tem lá seus benefícios. Uma das possíveis namoradas do CJ é mecânica, ou seja, você não precisará pagar para consertar seus veículos, mas ainda assim terá que levar ela para jantar e ficar torcendo para entrar e tomar uma “xícara de café”.

Helena.
Denise.

Além das namoradas, é possível sair com garotas de programa e “pagar por um agrado”. São diversas mulheres espalhadas pelo mapa que estarão disponíveis para esse encontro diferenciado. CJ também pode ir a boate de striptease e receber uma dança em uma sala privada (apesar de não ser nada explícito e hoje em dia ser tosco, era o que tinha de melhor na época).

Trabalhos

Já pensou em ser vigilante? e ser bombeiro? Que tal ser paramédico? Taxista? Ok, você pode ser tudo isso. GTA:SA oferece a possibilidade de fazer missões com cada uma dessas profissões. São bem simples, mas aumentam a quantidade de coisas a se fazer. CJ pode ser um cafetão também, utilizando alguns tipos de carros específicos. Ser vigilante fará com que tenha que localizar e prender bandidos. Já para ser bombeiro, é ir atrás de apagar fogo (parece óbvio, mas é mesmo), paramédico localiza pessoas feridas e precisa levá-los em um tempo determinado até o hospital e taxistas, o básico de ser taxista. É incrível como quanto mais eu falo sobre, mais coisas ainda restam falar.

Vigilante.
Taxista.
Paramédico.
Bombeiro.

Em algumas lanchonetes e restaurantes, CJ encontrará uma moto estacionada em frente. Caso opte por usá-la, será possível trabalhar de entregador e ganhar uma boa grana pelas entregas. Também é possível fazer entregas de trem, fazer missões de roubos, fazer entregas para uma empresa de caminhões, comprar imóveis e ganhar uma renda extra, ser manobrista, importar e exportar veículos, fazer missões de destruição com aeromodelos, corridas de stockcar. Tudo isso em um game de 2004. Vai dizer que não é incrível?

Ganhando uma graninha extra com entregas.

Entretenimento

Na casa do CJ na Grove Street, podemos jogar vídeo game. O mesmo jogo e alguns outros podem ser encontrados nos arcades de bares e lojas de conveniência. Esses lugares não costumam ter muita utilidade se não for por causa dessas miudezas, já que não dá para comprar nada (a não ser que seja naquelas máquinas de refrigerante que algumas possuem). São quatro jogos que poderão ser encontrados nesses arcades: Go Go Space Monkey, que é uma paródia de Galaga, R-Type e Star Fox. Let’s Get Ready to Bumble, uma paródia do clássico Bomb Jack. Duality, uma paródia de Asteroids (o Chris ficaria orgulhoso) e por último, They Crawled From Uranus, uma paródia de Gyruss. Nos bares ainda é possível encontrar mesas de sinuca para competir com um NPC que curte jogar por apostas (uma boa maneira de fazer uma graninha sem fazer códigos).

They Crawled From Uranus.
Duality.
Let’s Get Ready to Bumble.
Go Go Space Monkey.
Bar.
Sinuca no bar e arcades.

Veículos

GTA: SA possui um total de 212 veículos. É uma lista gigante de carros esportivos, veículos industriais, motos, bicicletas, SUVs, aviões, jatos, helicópteros, barcos, lanchas, lowriders, tunados, vãs, caminhões, veículos rurais, de serviço público (como caminhão do lixo e carrinho de limpeza, caminhão de bombeiro e ambulância), militares, trens, coupé, trailers, kart, de controle remoto (aeromodelos e mini tanques de guerra) e veículos diversos, como o Big Foot.

Tudo que foi visto em GTAs anteriores foi melhorado, acrescentado e elevado ao mais alto nível possível de se imaginar para a época, sendo um jogo muito atual em termos de conteúdo e que, apesar dos aspectos técnicos não serem dos mais atuais, a remasterização confirmada pela Rockstar da trilogia (III, Vice City e San Andreas), terá a responsabilidade de atualizar todos esses aspectos.

Carro.
Helicóptero.
Moto.
Carro modificado.
Ambulância.

Modificação de Veículos

San Andreas deu início ao que muita gente ama em Grand Theft Auto V, a modificação de veículos (a Los Santos Customs). Em San Andreas, poderemos desbloquear uma garagem para fazer upgrades nos nossos veículos, desde trocar a cor até trocar suspensão, colocar nitro, customizar motor, entre outras coisas. Apesar de não ter tanta opção quanto nos GTAs mais novos, foi um feito e tanto para a época e deixava ainda mais divertido do que roubar qualquer carro na rua. Era o seu próprio e customizado carro (roubado? Roubado, mas era customizado do seu jeito).

Seleção de cores.
Rodas.

Armas e Equipamentos

O game oferece um arsenal completo com mais de 30 armas para o jogador. Teremos a nossa disposição pistolas, submetralhadoras, metralhadoras, snipers, armas brancas (faca, cassetete, barra de ferro, taco de sinuca, taco de golf, de baseball, pá, katana e motosserra), shotguns, armas pesadas (lança-chamas, minigun, lança-mísseis, mísseis teleguiados), arremessáveis (granadas, cocktail molotov, granada de gás e bombas), soco inglês, visão termal, visão noturna, dildos e vibradores, buquê de flores e por último, mas não menos importante, extintores de incêndio, câmera fotográfica, colete à prova de balas e tinta spray.

Existem várias formas de obter as armas e equipamentos, mas a principal delas é adquirindo nas Ammu-Nation. Nem todas as armas estarão disponíveis lá e algumas delas nem sequer estarão. Desse modo, o jogador pode optar por encontrar armas espalhadas por diversos pontos do mapa, de inimigos ou realizar trapaças para consegui-las (vale lembrar que fiz uma matéria especial com todos os códigos para todas as plataformas. Para acessar, basta clicar aqui).

Além disso, o jogador irá desbloquear várias armas e equipamentos com o decorrer da história. Nesse caso, muita gente nem sabe disso, pois o principal objetivo da grande maioria que joga ou já jogou GTA: SA não é ficar fazendo missões, mas sim, causar a destruição da cidade e/ou explorar o mapa (que convenhamos, é sensacional).

Ambientação

O maior destaque nessa parte fica para as maiores cidades do game (Los Santos, Las Venturas e San Fierro), porém, a Rockstar não deixou nada a desejar nas cidades menores. Como o game trabalha com a progressão da história, muitos locais só poderão ser acessados durante ou a partir do enredo.

Teremos de tudo um pouco e tudo muito bem feito. Nas cidades encontraremos lanchonetes, restaurantes, lojas, igrejas (desde catedrais até igrejas de bairros), hotéis, motéis, concessionárias, bares, delegacias de polícia, corpo de bombeiros, hospitais, construções, cassinos, parques, shoppings, imóveis, estúdios de tatuagem, salão de beleza, lojas de filmes adultos, sex shops, strip club, aeroportos, barraquinhas de cachorro quente, praias, docas, parque de diversões, uma espécie de lotéricas (possível fazer apostas em cavalos), entre vários outros ambientes. Uns são possíveis entrar e explorar, já outros, só estão ali.

Nas zonas rurais teremos fazendas, plantações, abrigos, trailers, indústrias, postos de gasolina (existem nas zonas urbanas, mas são mais comuns em regiões rurais e rodovias), montanhas, florestas. Tudo bem feito e bem detalhado, até bem mais do que estávamos acostumados para a época, mostrando que, até então, a Rockstar não estava para brincadeira no desenvolvimento de seus jogos.

Clima

Em relação ao seu antecessor, San Andreas tem um sistema de clima melhorado em todos os aspectos. Dia, tarde, noite, madrugada. A cidade tem um clima ensolarado, de chuva, de tempestade, um tempo nublado, tempestade de areia e um finalzinho de tarde com um lindo pôr do sol no píer. Um clima bem dinâmico para o que estávamos acostumados. Os veículos reagem diferente aos dias de chuva. Fica mais difícil de pilotar uma moto, por causa da aquaplanagem. É um nível de detalhe padrão Rockstar.

Neblina.
Chuva.
Um belo dia limpo.
Ensolarado.

Trilha Sonora

Em muitas análises que eu faço, deixo a trilha sonora para a parte dos extras, mas nesse caso, ela terá uma parte dedicada somente a ela.

Desde GTA III, já tínhamos uma série de rádios AM/FM e de diversos gêneros musicais. No entanto, GTA: SA conseguiu trazer uma das ou senão as melhores músicas de toda a saga. As rádios são divididas pelo gênero, sendo: eletrônico (Mr. Finger, Maurice, Robert Owens), pop (Boyz II Men, En Vogue), rock clássico (Lynyrd Skynyrd, Kiss, David Bowie), grunge/rock alternativo (Stone Temple Pilots, Depeche Mode, Rage Against The Machine), country (Willie Nelson, Ed Bruce, Jerry Reed) rap (a coletânea gangster faz parte da temática do game), Fusion, Funk/Soul e reggae. SF-UR, K-DST (minha preferida), K-Rose e Radio X são alguns exemplos de rádios disponíveis.

Além de dispor de muitas músicas sensacionais, ainda temos participações especiais nas locuções das rádios, como: Axl Rose (Guns N’ Roses), George Clinton, Ricky Harris (o Malvo de Todo Mundo Odeia o Chris) e Sly and Robbie. Ainda é possível encontrar programações inteiras de bate papos, propagandas, notícias do que aconteceu na cidade (noticiando os feitos de CJ e sua turma), humor e na versão PC é possível adicionar suas próprias músicas a rádio pessoal do game e curtir suas próprias playlists.

Colecionáveis

Se já não bastasse a quantidade de coisas que foram faladas até agora, ainda não acabou. O jogo conta com mais de 300 colecionáveis espalhados por toda San Andreas. São 100 pichações de gangues rivais para sobrescrevê-las, 50 fotografias em San Fierro, 50 ferraduras em Las Venturas, 50 ostras em San Andreas, além de 5 mata-matas (PS2 e Xbox) e 70 saltos únicos em San Andreas.

Pichação.
Fotografia.

Bugs e Problemas

Pensando na quantidade de coisas, nível de detalhes e o tamanho do mapa, já é de se esperar encontrar alguns problemas e diversos bugs. GTA: SA possui delay de renderização, coisas surgindo pelo cenário, carros sumindo e aparecendo, gráficos flicando (aquelas piscadas na tela), CJ caindo no limbo (parte fora do cenário do jogo), personagens andando batendo nas paredes, IA desligando e os NPCs querendo matar o CJ. Quando tem muitas explosões simultâneas, o game pode acabar travando. No PS2, esses problemas são bem comuns, já no PC e nas versões mais recentes, algumas coisas foram amenizadas. Porém, no caso da remasterização feita para Xbox 360 e Mobile, vários problemas que não existiam, surgiram.

De maneira geral, não chegam a atrapalhar o desempenho do jogo e dificilmente terá problemas mais sérios. Deixo aqui uma menção honrosa aos códigos: salvar o game com trapaças ativadas, podem, e muitas vezes, vão bugar todo o seu jogo. Joguei as versões PS2, Xbox 360, mobile e PC, tanto com códigos quanto sem e todas as vezes que tentei zerar com códigos, era uma zerada toda bugada e problemática. No mais, não impedem o bom progresso e desenvolvimento do gameplay.

Taxista maluco.

Easter Eggs

Se tem uma coisa que é indiscutível quando se trata da Rockstar, é a presença de muitos, mas muitos easter eggs referentes à tudo quanto é tipo de coisa. Com GTA: SA, não seria diferente. Encontraremos muitas coisas, no mínimo, interessantes espalhadas pelo mapa de toda San Andreas.

É possível encontrar uma mensagem sobre easter eggs no topo da ponte Gant dizendo: “Não há easter eggs por aqui. Vá embora”, uma placa na região de San Fierro, com as informações técnicas da ponte Gant (quantos polígonos, texturas, tamanho de armazenamento no disco), perto da Área 69 (paródia da área 51), existe um buraco com sacos com cadáveres. Na loja do Zero em San Fierro, existem alguns action figures de personagens de Vice City e Manhunt. Seguindo a linha de referências de jogos da empresa, o código de Modo Caos é uma referência ao modo caos do game State of Emergency e os botijões de gás, encontrados em caminhões nas regiões mais rurais de San Andreas, são da mesma empresa de gás de Carcer City de Manhunt.

Já pensando em referências reais ou da cultura pop, temos: um pé de cabra, na missão Black Project, de Half-Life. Na mesma missão, ao disparar o alarme da base, há uma voz dizendo que correr entre os corredores segurando uma tesoura não é permitido, ou seja, uma possível referência ao game Postal, da empresa Running With Scissors (em uma tradução literal “Correndo com Tesouras”). Em Los Santos, é possível encontrar um outdoor escrito “True Grime: Street Cleaners”, uma clara referência ao jogo “estilo gta” True Crime: Streets of LA (uma triste referência, já que chamam True Crime de lixo).

Para não deixar de mencionar, já que falar de todos não será possível, há também o bar alienígena (referente ao bar real Little Ale’Inn), o carro fantasma, o suposto pé grande, fotógrafo suicida (que na verdade é um bug do jogo) e a clássica cadeira de rodas. É inegável o capricho da empresa até mesmo nesses detalhes.

Sátira de True Crime.
Lil’ Probe’Inn.
Parte interna do bar.
Não há Easter Eggs aqui.
Pedra em formato de… Bom, já da para reconhecer.

Polêmicas

Não é nenhum segredo que a Rockstar Games é, além de conhecida pelos jogos incríveis, conhecida também pelo vasto histórico de polêmicas envolvendo suas franquias. Grand Theft Auto: San Andreas conseguiu um feito ainda maior do que apenas processos. Após o seu lançamento, algumas pessoas encontraram escondido no game, um mini game de sexo, que apesar de todas as pesquisas que você fizer sobre, dirão que é explícito, não chega nem perto do nível de The Witcher 3, por exemplo. Ah, mas não era explícito para a época? Bom, se você considerar sexo de roupa e sem nenhum detalhe, além de movimentos obscenos, explícito, talvez possa ser. Esse “Mod” ficou conhecido como Hot Coffee e rendeu uma mudança na classificação indicativa do game de Mature (+17) para Adults Only (+18).

Apesar da Rockstar ter alegado que era um mod feito por fãs, essa afirmação é uma mentira. Muitos jogadores na época, conseguiram acessar esse mini game diretamente dos consoles e não dependendo de modificações pelo computador. Sem mencionar que as possíveis namoradas de CJ sempre o chamam para entrar e tomar uma “xícara de café”, após um encontro bem sucedido. Versões posteriores tiveram o Hot Coffee removido e não sendo mais possível acessá-lo. No entanto, foi o marketing certo para alavancar ainda mais a fama de San Andreas. Vale lembrar que marketing, sendo bom ou ruim, ainda é marketing. Então, as polêmicas que as franquias da empresa enfrentam, na maioria das vezes, alavancam muito mais do que prejudicam suas vendas, mesmo que acabam sendo proibidos em diversos países.

Outra polêmica em que o game esteve, foi em relação aos estereótipos raciais. Houveram diversas reclamações em relação à negros e latinos sendo inimigos e guerreando entre si. Muitas pessoas entenderam isso como uma ironia e que passava uma má impressão em relação às diferenças étnicas. San Andreas é muito mais uma integração das etnias, não segregando assim como diversas outras obras, do que uma afronta.

Extras: Participações de Famosos e a Nova Remasterização

A saga Grand Theft Auto estava atingindo níveis tão grandes de fama que muitos astros já estavam participando do elenco do game. Além dos já mencionados, Ricky Harris, Axl Rose, George Clinton e Sly and Robbie, diversos astros de Hollywood também garantiram sua presença. O aclamado Samuel L. Jackson (Nick Fury de Vingadores) como Tempenny, David Cross (Ian Hawk de Alvim e os Esquilos) como Zero, Charlie Murphy (Irmão de Eddie Murphy) como Jizzy B., Clifton Powell (Earl Latimore em Norbit) como Big Smoke, Faizon Love como Sweet, Frank Vincent como Salvatore Leone e William Fichtner (Agente Mahone em Prison Break) como Ken Rosenberg. Ainda conta com a presença de rappers como: Young Maylay (Carl Johnson), Ice-T (Madd Dogg) e MC Eith (Ryder).

Samuel L. Jackson.
Ice-T.
Faizon Love.
William Fichtner.
David Cross.
Young Maylay.

Em Outubro de 2021, após diversos rumores e supostos vazamentos, a Rockstar Games oficialmente anunciou a “The Definitive Edition” da trilogia (III, Vice City e San Andreas), ou seja, uma remasterização completa dos três jogos clássicos. A remasterização irá contar com um novo motor gráfico (antes Renderware, agora Unreal Engine), conquistas e o mais aguardado para os fãs (assim como eu), uma repaginada visual completa. Ainda não se sabe a data de lançamento, mas está previsto para ainda esse ano, 2021. Agora só nos resta aguardar e torcer para que seja um remaster de qualidade, assim como os remasters mais recentes da Activision (Para saber mais sobre as diferenças entre Remaster, Remake e Reboot, clique aqui).

Atenção aos Detalhes

Assim como na análise de Miles Morales, não poderei deixar de colocar algumas das fotos que tirei durante as minhas experiências jogando San Andreas. O nível de detalhe e capricho para a época faz jus ao número de vendas e prêmios que o game recebeu ao longo dos anos.

Conclusão

Grand Theft Auto: San Andreas é um feito incrível da Rockstar Games que marcou uma geração e está prestes a marcar mais uma, caso sua remasterização seja de qualidade. Um jogo à frente de sua época que elevou o padrão de qualidade a um nível que muitas empresas precisam seguir de exemplo. O nível de detalhes, ótimo enredo, personagens carismáticos e memoráveis, com um gostinho de quero mais inevitável. San Andreas é um feito e tanto na parte técnica, poucos bugs e problemas que afetam diretamente a performance, ainda mais pensando na dimensão que o game trouxe para a época. Uma jogabilidade fluída e dinâmica. Uma dirigibilidade ótima, que dá um show nas físicas de muitos jogos até hoje (Né, Watch Dogs?). A quantidade de coisas para se fazer é absurda em todos os aspectos, principalmente variedade e qualidade, tanto que muitas foram reaproveitadas nos lançamentos mais recentes. Polêmico? Polêmico, mas na dose certa. Um game com essa proporção e qualidade, com certeza atrairia muitas reclamações. Sempre terá alguém para reclamar, não importa o quão bem feito seja. Com isso, fica aqui minhas expectativas quanto à remasterização da trilogia quanto ao aprimoramento técnico, e, quanto a qualidade do game… indiscutível. Apenas espero que se mantenha (grande peso nas costas agora, hein? Senhorita Rockstar Games). Jogue e aprecie a qualidade. Busque sempre mais e exija a qualidade de grandes empresas. Aceitar menos que isso em jogos desse patamar hoje em dia, é deixar todos os feitos de San Andreas serem em vão.

Nota: 10/10.

*Fonte das Imagens dos Atores: Samuel L. Jackson, Ice-T, Young Maylay, Faizon Love, William Fichtner e David Cross.

*Deixe nos comentários a sua opinião sobre a análise, uma crítica ou informações extras.

*Para acessar as minhas redes sociais, basta clicar nos botões abaixo: