Análise de Horizon Chase Turbo – O Novo Top Gear é Brasileiro

Análise de Horizon Chase Turbo – O Novo Top Gear é Brasileiro

18 de Dezembro, 2021 2 Por MrSuperFanMr

Ficha do Jogo:
Lançamento: 15 de maio de 2018.
Gênero: Corrida.
Desenvolvedores: AQUIRIS Game Studio.
Publicadora: AQUIRIS.
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC – Computador (Windows, Linus, Mac).
Tempo de Jogo: 10 horas e 30 minutos (30 horas caso tente o 100%).

Classificação Indicativa: Livre.

SELO DE OURO: Jogo Altamente recomendado; permita-se viver essa experiência!

Apresentação Inicial

Horizon Chase Turbo é um jogo brasileiro e uma adaptação melhorada do game original para celulares de 2015 (Horizon Chase – World Tour). O game é uma homenagem aos clássicos de corrida dos anos 90 (OutRun e Top Gear), mas principalmente à Top Gear.

De volta às origens, Horizon Chase traz a essência do clássico e aquela sensação incrível de querer chegar até as cidades ao fim da fase, mesmo sabendo que isso não aconteceria. Saindo da era 16 bits e ingressando na nova geração tecnológica, com gráficos novinhos e uma jogabilidade digna de Top Gear.

*O game foi jogado e finalizado na versão PC e todas as screenshots foram tiradas durante o gameplay (a versão de PS4 e mobile também foram jogadas).

Top Gear – 1992

Como o Jogo Funciona?

Por se tratar de um game de corrida embebido dos anos 90, não há um enredo elaborado e nem sequer um enredo. O jogo segue a linha básica do “Preparar, aprontar, vai!”, ou seja, escolha sua pista, prepare-se e comece a corrida. Para não deixar o game totalmente linear, temos um mapa do mundo, com diversos países para jogar e correr. Uma verdadeira volta ao mundo em clima de corrida.

Mapa mundo.

Cada país possui suas próprias pistas e corridas bônus (servem para desbloquear melhorias para os veículos). Iremos passar pelos EUA (São Francisco, Los Angeles, etc), Índia, Nova Zelândia, Brasil (Brasília, Niterói, Salvador, entre outros) e diversos locais. Cada um estilizado e com ambientação característica. Algumas fases serão durante a noite, outras fim de tarde, de manhã e com direito a chuva, sol quente de verão e até neve. Tudo muito bem feito e com um estilo gráfico próprio (lowpoly – lembra um mosaico e possui como características pequena quantidade de polígonos).

Neve.
Aurora boreal.
Pista noturna iluminada.
Brasil.

Como de costume de Top Gear, os veículos podem ficar sem combustível. Para evitar que isso aconteça, podemos coletar galões de combustíveis durante a corrida para aumentar a barra de combustível. Caso a barra chegue ao fim, o carro irá perder velocidade e o jogador não conseguirá terminar a corrida. No clássico, tínhamos que parar no pit stop para abastecer e poderíamos acabar perdendo a nossa posição, o que não ocorre em Horizon Chase.

Veículos

Teremos em torno de 30 veículos a nossa disposição, mas começaremos com poucas opções. Conforme avançamos na campanha, ganharemos pontos para desbloquear novos carros. O game possui uma variedade bem bacana e cada um possui suas próprias características (velocidade, tanque de combustível, frenagem, etc).

“Garagem”.
O fantástico “Carro da Firma”.

Entre os veículos, teremos alguns especiais, indo desde viaturas policiais até o carro da firma (o melhor carro do jogo e não tem discussão). O carro da firma é um carro com escada em cima e não preciso nem descrever o quanto isso é incrível. Teremos sedans, carros Muscle (motor potente), esportivos, Kombi, fusca. Só veículos de qualidade e com aquele toque de humor show de bola.

Ambientação

Cada fase possui um visual único, podendo haver variações dependendo do modo de jogo ou do país em que está dentro do game. Fases de dia são bem iluminadas e podemos aproveitar melhor os detalhes da fase, já as fases noturnas, darão um pouco de trabalho para finalizá-las em primeiro (vai bater bastante).

Teremos uma grande variedade de lugares, variações climáticas e formatos de pistas. Algumas fases, como a da neve, começam a nevar durante a fase. As pistas podem ser circulares, repletas de curvas e a pista de Brasília, possui um formato de avião (eu sei, legal demais, né?). Os principais pontos turísticos também são representados em cada fase.

Brasília e o formato de avião.
São Francisco e fichas.

No geral, é tudo dentro do roteiro e nada randômico, porém, é muito bem-feito e bem trabalhado. As fases são originais, mas o jogo em si, não é inovador. Entretanto, é uma excelente homenagem à clássicos e faz isso da melhor forma.

Durante as corridas, teremos galões de combustíveis espalhados pela fase, fichas (umas moedinhas azuis bem bonitinhas) e podemos encontrar nitro (turbo) extra. Acabar a fase com o tanque cheio e coletando todas as fichas, aumentará a pontuação final do jogador e contribuirá para um aproveitamento de 100% daquela corrida.

Modos de Jogo

Horizon Chase Turbo não possui apenas um modo campanha (World Tour), mas também possui um modo torneio, onde o jogador escolhe a dificuldade que deseja e participa de campeonatos com fases selecionadas para cada missão. Possui um modo playground, com fases que sempre se atualizam e que concedem upgrades ao atingir determinado nível de progresso. E como um clássico de corrida, poderemos jogar o multiplayer com tela dividida em até quatro jogadores.

Assim como em Blazing Chrome (Para ler a análise de Blazing Chrome, clique aqui), em Horizon Chase Turbo temos o modo espelho. Esse modo muda a direção do mapa, como se ele estivesse sendo visto através de um espelho. Esse tipo de modo mexe bastante com a cabeça do jogador e transforma todas as fases em fases novas.

Torneio.
Playground.

Após finalizar o modo World Tour ou realizar todos os torneios expert, destravaremos o modo resistência. Esse modo é para os jogadores hardcore de plantão. São três eventos com uma série de pistas (tipo o modo arcade de Mortal Kombat, mas de corrida), onde o jogador não poderá chegar em menos que quinto lugar ou estarão desclassificados do evento. Cada evento seleciona as fases de modo aleatório, então nada de selecionar só as que já domina.

Placares de Líderes e os Fantasmas

Ao finalizar uma corrida, o seu tempo ficará registrado nos placares online com seu tempo recorde. Caso repita a corrida, poderá enfrentar o fantasma do líder (um amigo seu que conseguiu realizar a fase em um tempo melhor), ou de qualquer tempo recorde que deseja competir. Apesar de não haver competições diretas em modo online, os fantasmas dos amigos deixam as corridas ainda mais competitivas e é uma boa forma de competir o topo do placar. Não é melhor que uma competição online propriamente dita, mas quebra um galho bacana. Os placares não se prendem apenas à amigos, mas também possui o placar global, com recordes de pessoas do mundo todo.

Problemas e Bugs

Diante de toda minha experiência com Horizon Chase Turbo, não presenciei nenhum bug ou problema. O jogo roda liso e funciona muito bem. Com uma ótima otimização e não exige muito do hardware. A única coisa que ressalto em relação a isso, é a queda de quadros que ocorre ao iniciar o game no PC, mas não é nada que atrapalhe o desempenho geral do jogo. Parabéns aos envolvidos! Realmente, um excelente trabalho.

Extras: Trilha Sonora, Falas do Piloto e Ayrton Senna

Se tem uma coisa que ninguém poderá reclamar de Horizon Chase é de sua trilha sonora. A trilha é uma versão retrabalhada da trilha original de Top Gear e conta com a presença de ninguém mais, ninguém menos que o compositor Barry Leitch. Sim, o compositor original da trilha de Top Gear e responsável por marcar a vida de milhares de jogadores ao redor do mundo.

Para os mais saudosistas de plantão, o game traz novamente as falas do piloto durante a corrida. Dessa vez, algumas referências brasileiras aparecem nas falas. Está sem turbo? Seu piloto vai comentar sobre isso. Bateu na traseira do oponente ou foi batido? Alguém vai reclamar disso. É muito bacana e deixa aquela expectativa para saber qual será a próxima fala.

Mas…eu fui.

Ayrton Senna é um ícone da Fórmula 1 e, para muitos, um grande herói brasileiro. A expansão de Horizon Chase Turbo – Senna Sempre é praticamente um jogo novo. O game presta uma linda homenagem ao piloto, que nos deixou em 1994. Novas fases, novos veículos, modos de jogo estão presentes na expansão que não deixa nada a desejar. Lançada em outubro deste ano, 2021, Senna Sempre vem fazendo sucesso com os fãs de Fórmula 1 e do grande Senna. Definitivamente, a expansão é a cara do Brasil, desde os detalhes das fases até as cores da capa, com a foto do Senna. Um item obrigatório aos fãs.

Conclusão

Horizon Chase Turbo é um presente para qualquer fã de jogos de corrida e uma incrível homenagem ao saudoso Top Gear. Top Gear brasileiro, uma nova nostalgia surge, novos visuais, novos modos de jogo e diversos veículos para aproveitar a experiência que o jogo oferece. Jogar sozinho é divertido, mas jogar com amigos é mais ainda. Divida a tela com seus amigos ou dispute o primeiro lugar no placar contra o fantasma de outro jogador. Uma trilha sonora impecável e com as mãos de Barry Leitch novamente na composição. É um jogo obrigatório para qualquer jogador casual e todo fã de Top Gear precisa jogar pelo menos uma vez na vida.

Nota: 10/10.

*Deixe nos comentários a sua opinião sobre a análise, uma crítica ou informações extras.

*Para acessar as minhas redes sociais, basta clicar nos botões abaixo: