Guia de Platina de Mortal Shell

Guia de Platina de Mortal Shell

9 de Janeiro, 2022 2 Por Gabriel Capuani

A vida é sofrimento

Dificuldade: 6/10
Tempo: 15-20 horas
Troféus: 26
Perdíveis: 5 – Seeker of False Truths, Bars Tended, Face Off, Life is Suffering, The Nihilist
Mínimo de jogadas: 1 no mínimo mas 2 é o recomendado

Uma platina simples e gostosa de fazer e um souls-like de respeito para ter na sua ID. A única dificuldade se deve justamente ao game e não aos desafios propostos pelos troféus. A platina se resume em colecionáveis (perdíveis), troféus específicos (muito fáceis) e zerar o game novamente. Os troféus são auto descritivos, o máximo que irei fazer é dar algumas dicas.

Mesmo que a platina seja fácil, eu aconselho fazer os troféus na ordem que os descrevo, pois eu organizei de uma forma paralela à progressão da campanha. Dessa forma fica mais legal, rápido e fácil de conquistar o troféu de platina.

ATENÇÃO! Antes de tudo tenha em mente em NÃO matar o chefão do Trono do Infinito (aquela área peculiar gigante formada por blocos obsidianas).

Assim como os outros guias, não darei ênfase aos troféus ganhos obrigatoriamente, pois não há necessidade, então irei somente citá-los.

DICAS QUE NINGUÉM TE FALA:

  • Para fazer upgrade das armas ou da carcaça, basta apertar e segurar o botão X.
  • Tem que descobrir os nomes de todas as carcaças para poder usar os itens “Efiges”.
  • Invista seu dinheiro em todas as habilidades de uma carcaça para desbloquear o Fast Travel.
  • O Fast Travel ficará disponível após comprar todas as habilidades de uma carcaça. Depois de fazer isso, a Irmã Genessa perguntará se quer negociar, selecione “sim” e compre o item “Máscara Ornamentada”. Use esta mascara para poder viajar para qualquer lugar do mapa.
  • A Loja de Vlas fica um pouco escondida na Torre de Fallgrim.
  • Sempre tenha a solidificação disponível ou estamina. Caso não tenha os dois, poderá perder muita vida.
  • O NG+ começa quando selecionar “Sim” após a luta contra O Liberto.
  • Eu achei todo o mapa muito confuso parecendo um labirinto, então não se frustre caso se perca.

IMPERDÍVEIS

Bring the Glands Back to Me, Crossed the Thresolh, Faded the fire, Felled the Glandfather, Matryr’s the Martyr, Tragic Loss

COLECIONÁVEIS – PERDÍVEIS!

Bars Tended – Adquirir familiaridade com todos os itens.

ATENÇÃO! Somente 4 itens podem ser PERDÍVEIS: Baguete, Escritura do Desespero, Escritura do Desdém e Manga. Eles se tornam perdíveis somente após derrotar o chefão Crucix, o Binascido localizado no Trono do Infinito. Então olhe sua localização para pegar o quanto antes.

Caso tenha perdido algum item, não precisa pegar todos novamente, só os que faltam. Como um Novo Jogo + se inicia após a última luta, basta ir no Trono do Infinito e coletar os que faltam.

DICA 1: Se você não encontrou os itens necessários para ter a familiaridade, é possível pega-los no NG+ no mesmo local onde achou pela primeira vez.

DICA 2: A Carcaça Solomon, o Erudito que possui uma habilidade chamada “Acréscimo de Previsão” que permite familiarizar com os itens mais rapidamente.

Tem que usar os itens até a barra de familiaridade estiver no máximo. Para saber o nível de familiaridade de um determinado item basta ir no inventario no “pause”.

Quase todas os itens são pegos naturalmente numa exploração normal, então se preocupe apenas nos perdíveis que são mais difíceis de encontrar. Mas siga esse vídeo para ajudar: Baguete, Escritura do desespero, Escritura do Desdém e Manga.

Seeker of False Truths – Desbloqueie todos as Lore secretos

Os colecionáveis são, 19 inscrições e 17 gravuras. Sendo: Fallgrim: 10, Santuário das Cinzas: 2, Cripta dos Martires: 2, Trono do Infinito: 3.

As inscrições são visíveis e as gravuras são invisíveis. Só vão aparecer quando atacar o local da mesma, em seguida leia.

ATENÇÃO! As gravuras do Trono do Infinito são perdíveis assim como quatro itens SE derrotar o chefão desta área! Lute com ele somente depois de garantir estas gravuras. O Trono do Infinito é aquela área que aparece vários blocos grandes, então o correto é coletar estas gravuras mais rápido possível.

Como são muitos colecionáveis e estão muito escondidos, siga o vídeo para se orientar:

TROFÉUS ESPECÍFICOS

Eu recomendo piamente que siga os troféus nesta respectiva ordem. Eu fiz dessa maneira propositalmente para ir fazendo à medida que avança na campanha. Estes 4 primeiros você fará ao longo do game. Eu coloquei dessa forma para que tenha em mente e já vá antecipando estes troféus, pois se deixar para a última hora, pode ser que fique chato e cansativo.

You seem different… – Encontre todas as carcaças

São facilmente encontrados ao explorar o game.

Fun Guy – Pegue 50 cogumelos

Untarnished – Parry 100 ataques

Para fazer o famoso “parry” basta apertar L1 quando o inimigo atacar, não precisa ter determinação e não precisa atacar. Só é possível fazer o parry após o Velho Prisioneiro gigante lhe der o item “Selo Manchado” logo no começo do game.

Sugar Baby – Gaste 50.000 Tar na loja do Vlass

A melhor área para “farmar” é no Portão Sombrio em Trono do Infinito, pois aí, há dois inimigos que dão muito Tar. A estratégia é mata-los e depois beber o Tar divino para reiniciar os inimigos. É recomendado usar o item “Sino de Bronze”, pois concede um bônus de 10% Tar encontrado e pode ser comprado na loja do Vlas.

Face off – Derrotar Harden no tutorial

Esse é o primeiro boss que aparece, a intenção do jogo é fazer com que perca a luta mesmo, mas para o troféu é preciso vencer. A estratégia para isto é a seguinte: apertar o R2/RT para dar o ataque forte, porém DURANTE o ataque é preciso petrificar. Ele te dará um ataque e quando te acertar irá ficar um pouco atordoado, sua petrificação será desfeita e o ataque forte vai acertá-lo. Aos poucos a vitória virá. Se morrer é só iniciar um novo jogo novamente.

Fresh and Instict – Encontre sua primeira carcaça

Step goal – Matar um inimigo usando armadilha de urso

Após o tutorial, perceba que, ao explorar os cenários, há no chão aquelas armadilhas que quando passa por cima são ativadas prendendo a pessoa pelo pé. Para este troféu é preciso tirar um pouco de vida do inimigo e induzi-lo a vir na sua direção enquanto há a armadilha no meio.

The Good Time are Killing Me – Tocar um alaúde

É preciso que toque o alaúde próximo a um inimigo que está tocando também. Logo na floresta do começo, você encontrará muitos acampamentos, em um deles se encontra um baú e ao abrir ganha um alaúde. NOTA: Use 10 vezes o alaúde para ganhar um item e conseguir “Bars Tended”.

Brigand Life – Desperdice sua vida com o Cabeça de Saco

Cabeça de Saco é um NPC que fica um pouco escondido em Fallgrim. Ele tem a aparência de um inimigo, mas ele não ataca. Basta conversar com ele (com um pouco de exploração dá para encontra-lo). Ele pede um Rato tostado e uma Aguardente de alta qualidade que é preciso dar para ele. No terceiro diálogo ele pede para ficar tranquilo pela eternidade, aceite. Este é um final alternativo secreto.

Is this Sparta? – Matar um inimigo chutando-o de outra plataforma

É preciso adquirir a habilidade “Recordação da Força” e procurar um inimigo que esteja à beira de um local alto e use a habilidade apertando quadrado.

Its a me – Matar um inimigo usando a habilidade recordação do conhecimento

É preciso adquirir a habilidade “Recordação do Conhecimento”. Basta ir na beira de um local alto e deve haver um inimigo abaixo, caia em cima do inimigo usando a habilidade apertando L2.

Purrfect – Afagar o gato do Vlas

Simplesmente apertar o botão para acariciar o gato ao lado de Vlas.

Differents kind of Grisha – Derrote todas as diferentes raças de Grisha no jogo

Grisha é um mini chefão que aparece em certas áreas. Existe 3 raças diferentes, mas para este troféu, é preciso matar duas raças diferentes, embora sejam quase iguais. Você vai topar com uma, quase que obrigatoriamente, no caminho para Santuário das Cinzas e a outra versão encontrará na volta quando a névoa aparecer. E o outro Grisha fica na Cripta dos Mártires. Este troféu deve vir naturalmente.

Nailed it – Mate dois ou mais inimigos com um tiro da Balistazuca.

A Balistazuca é uma arma que é obtida ao comprá-la na loja do Vlass. Ela se chama “Ferramentas” que custa 8000 Tar e depois repare ela na bancada.

Faded the fire – Derrotar Imrod, O nome

Martyr’s the Martyr – Derrotar Tarsus, O Primeiro Mártir

Tragic Loss – Derrotar Crucix, O Binascido

Bring the Gland Back to Me – Trazer as glândulas para o Dark Father

Esse é ganho na história ao matar qualquer um dos três primeiros chefes. Pegue as glândulas do chefe derrotado que aparece próximo ao cálice que dá inicio a luta e leve para o Velho Prisioneiro que solicitou os mesmos na torre de Fallgrim.

Felled the Glandfather – Derrotar o Desacorrentado

Crossed the Threshold – Zerar Mortal Shell

NOVO JOGO

Após zerar o game pela primeira vez e obter os demais troféus, pode dar inicio aos últimos.

DICA: Não comece no NG+, pois os inimigos estarão muito fortes. Comece um novo jogo.

Estes três se relacionam, mas o foco será no Forever Alone, pois se fazer ele, os outros virão. Assim que sair do tutorial faça “The Nihilist”.

The Nihilist – Renunciar a humanidade

Ir em um Altar e renunciar a forma humana para ficar na forma obsidiana.

Localização do Altar: Ao sair do túnel do tutorial vire a direita (não pegue a carcaça!) até rolar uma cutscene de Fallgrim. Vire a direita descendo rio e entre a primeira esquerda. Siga reto e dentro do rio a frente, vire a direita e depois a esquerda. Depois vire a primeira a direita e entre num túnel. Fica próximo ao Cabeça de Saco. 

A única diferença entre ficar sem carcaça e a forma obsidiana é que, no segundo, não tem como entrar numa carcaça, mesmo que tente. Ambas formas morrem com um ataque.

Life is Suffering – Zerar o jogo na forma obsidiana

Forever Alone – Zerar o jogo sem usar nenhuma carcaça

Este é o mais difícil. Pois se não usar a carcaça o protagonista morre com um ataque qualquer. Você pode fazer este troféu na raça criando suas próprias estratégias e usando as habilidades do jogador para terminar o jogo. Ou fazer um “glitch” que vai ajudar muito. Este glitch consiste em duplicar todos os itens que necessita para melhorar a Espada, isto significa, causar mais dano.

Explicação do glitch (funciona para PS4 e PS5):

  1. Conversar com a Irmã Genessa pela primeira vez.
  2. Pegar a “Lança Mecânica” num baú que se localiza onde fica a Grisha e entrar pelo túnel da direita.
  3. Pegar “Insígnia Ornamentada” (em cima duma caixa) e “Tar Nascente” (escondido por galhos) que estão localizados no acampamento a frente.
  4. Descer tudo e pegar mais uma “Insígnia Ornamentada” (escondido por galhos).
  5. Retornar a Irmã, pode morrer. E afronte sua forma.
  6. Com os itens em mãos, saia para o menu principal.
  7. Vá em “Carregar Jogo” e anote a data e a hora deste save.
  8. Feche o jogo.
  9. Vá em “Configurações”.
  10. Vá em “Armazenamentos”.
  11. Vá em “Dados salvos”.
  12. Aperte “Options” no Mortal Shell e selecione os dados escrito “Map state” embaixo e a mesma data e hora do save que pedi para anotar. E exclua este arquivo.
  13. Abra o jogo e selecione “Continuar”.
  14. Se tudo der certo aparecerá a mesma frase que aparece quando começa o jogo.
  15. Abra o mesmo baú onde pegou a lança mecânica, no entanto ao abrir será o item “Ácido de Tempera”.
  16. Repita os passos 3, 4 e 5.
  17. Repita todo o processo cinco vezes para ter cinco “Ácido de Tempera”.
  18. Usar 10 vezes a Insígnia Ornamentada para revelar sua função.
  19. Usar os Tar e comprar 3 Sinos Dourados na loja do Vlas.
  20. Comprar “Oferenda proibida” de uma mercadora no caminho para o Trono do Infinito, antes de entrar nesta área prossiga pela esquerda até encontra-la e compre o item.
  21. E melhore tudo o que puder na Espada Sagrada.

Após deixar a espada mais forte e ter as Insígnias Ornamentadas este modo vai ficar fácil. A Lança Mecânica serve para deixar os inimigos tontos ganhando mais tempo para atacar. O Ácido de Tempera serve para maximizar a força da espada. O Tar nascente serve para poder comprar os Sinos Dourado. A insígnia ornamentada serve para aguentar mais ataque após receber um ataque enquanto solidificado. A Oferenda Proibida serve para ganhar determinação mais rápido ao atacar. O Sino Dourado serve para ganhar determinação mais rápido e dar a estocada.

ATENÇÃO! Faça um backup do seu save antes da luta contra O Liberto para não gastar os itens a toa, só por precaução mesmo.

DICA: Use sempre que possível a Lança Mecânica contra O Liberto.

Boa sorte 😀