Detonado (guia completo) de Land of Illusion Starring Mickey Mouse

Detonado (guia completo) de Land of Illusion Starring Mickey Mouse

20 de Fevereiro, 2022 1 Por Markus

Por: Cosmão

Ficha do jogo:
Data de lançamento: 1992
Gênero: Plataforma
Jogadores: Um jogador
Desenvolvedora: Aspect, Sega
Publicadora: Sega, Tec Toy
Plataformas: Master System, Game Gear

Nesse game, estrelado pelo famoso mascote da Disney, vamos ajudar Mickey à recuperar um cristal roubado por um fantasma fodão. A história é contada durante o jogo, com cutscenes, geralmente exibidas após vencer os chefes. Mickey vai encontrando os amigos perdidos pelas fases, cada um ajuda como pode, muitas vezes oferecendo itens que concedem novas habilidades para Mickey.

Esse jogo é mais longo que o Castle of Illusion; possui um mapa e, inclusive, é possível voltar nas fases para investigar passagens que antes eram impossíveis de se alcançar ou chegar.

Com relação aos games anteriores do Mickey, ele (o personagem do game em si) ainda é o mesmo, mas seu sprite teve algumas mudanças, principalmente quando sofrer uma queda e quando ele está parado. Outra mudança é que o Mickey pode se abaixar quando está segurando algum objeto ou caixa, coisa impossível em Castle of Illusion.

As fases nesse game continuam temáticas, mas sem a extravagância do jogo anterior. Ainda temos fases em castelos, em florestas e em uma fábrica de brinquedos, assim como o Castle of Illusion. Juntando à essas, algumas fases legais como uma pirâmide e um jardim foram inclusas. Em todas elas, uma chave deve ser encontrada para que a porta de saída surja.

Vamos conhecer e passar uma por uma, a partir de agora!

Detonado (guia completo) de Land of Illusion Starring Mickey Mouse:

OBSERVAÇÃO: Esse detonado está dividido em duas partes: primeiro um guia com explicação sobre cada uma das fases do jogo; e, em uma segunda etapa, um guia prático com foco total nas estrelas ou Power Stars.

PRIMEIRA PARTE – GUIA DE FASES

As fases, como eu já havia mencionado, estão dispostas em um mapa, que deve ser percorrido pelo Mickey, procurando ajuda sobre como alcançar o tal fantasma, em seu castelo.

A primeira etapa é a conversa com uma moça (Margarida) que explica tudo ao Mickey. Depois disso, temos a fase-clichê-dos-jogos-de-plataforma, a famosa FLORESTA!

Fase 1 – Floresta

Logo no início você verá que a fase é cheia de aranholas e teias, além de cobras rastejando por todo lado. Já de cara, vemos um novo elemento: um minitornado que faz Mickey girar no ar com um efeito bem bacana. A segunda etapa da fase se passa numa escalada em uma enorme árvore, onde, no final, ainda temos que jogar uma maçã na boca de uma cobra…

Fase 2 – Lago

Outra fase bem clichê, mas preste atenção, pois essa fase esconde alguns segredos mais adiante. O lago, nessa primeira PASSADA, está quase vazio. Mickey inclusive explora profundamente, enfrentando correntezas até atravessar do outro lado. Além de inimigos, a respiração (nível do ar) do rato precisa ser controlado, pois agora dá pra morrer afogado…

Fase 3 – Castelo do Ferreiro

Fase legal e diferente. Mickey está em um castelo, onde naturalmente armas brancas são forjadas, ou seja: o local é quente, tem muito fogo e muitos inimigos pentelhos. Logo no início aparecerá um foguinho, que seguirá correndo atrás do Mickey por toda a fase, até chegar na primeira porta.

A segunda parte da fase consiste em saltos sobre um lago de lava, com direito até à dragões voando por ali.

O chefe, naturalmente, é outro dragão, mas é maior e mais MÓVEL que o dragão do Castle of Illusion. Matando o dragão, você salvará o Horácio, que, além de lhe dar uma flauta que tem a mesma função do START+SELECT em Super Mario World, do Super Nintendo, revela que o dragão estava impedindo que a água descesse e o lago estava secando por conta disso.

Conclusão: o lago agora está mais cheio e Mickey deve voltar lá pra conseguir seguir caminho por baixo, chegando ao Castelo Fantasma (Fase 4)…

Fase 4 – Castelo Fantasma

Isso é uma coisa que poderia ser mais comum no game: fases com múltiplas saídas que resultam em mais caminhos pelo mapa.

Bom, esse novo castelo é bem doido, algumas vezes tudo fica escuro DO NADA e só acende quando Mickey pega um lampião. Fantasmas, abóboras voadoras e outras coisas perambulam pela fase inteira. Em certa etapa, é preciso montar uma ponte entre espinhos alinhando blocos, em outra, a tela se move sozinha de acordo com os botões que Mickey pisa. É uma fase longa e bem interessante.

Sua recompensa ao destruir o fantasma engraçadão é uma poção que faz Mickey encolher, essencial na próxima etapa, a tal da Caverna Minúscula (Fase 5)…

Fase 5 – A Caverna Minúscula

Para usar o item, basta apertar pra baixo + botão 2. Mickey fica minúsculo e agora pode entrar em lugares apertados do cenário.

A fase toda ocorre numa espécie de caminho de minhocas, com aranhas, tatuzinhos e outros insetos pelo caminho. A fase não tem chefe, mas esconde segredos…

Fase 6 – Jardim de Rosas

Essa fase é bem “café com leite”, bem “coloridinha”, mas muito diferente do que se via na época: um jardim reto, com poucos desafios, à não ser um mar de plantas carnívoras por onde Mickey precisa passar sobre uma pétala. Fora isso, não existe mais nada aqui, mas trata-se de uma fase bem diferente e legal.

Fase 7 – Fábrica de Brinquedos

Maior que a do Castle of Illusion, essa fábrica é cheia de portas e de inimigos chatos pra caralho. De cara, temos uns canhõezinhos atirando sem parar e uma descida em revolvinhos de água. A fase estende-se até um piano onde as notas ganham vida de forma similar ao piano do Castle of Illusion. Aqui temos um chefe: um baralho que fica rodopiando pelo cenário, meio chato de ser vencido.

Ao MATÁ-LO, Pateta surge e libera caminho pro templo no alto do mapa, disparando um canhão e destruindo as pedras do caminho. Ele ainda fala sobre uma corda pra poder chegar ao Castelo de Areia.

Fase 8 – Templo

A fase é longa e uma das mais difíceis, com blocos que ganham vida e algumas carinhas nas paredes que atiram. No início, em meio à ruínas, algumas corujas podem dar trabalho. O real problema desses blocos VIVOS é que, ao acertá-los, eles param e Mickey deve usá-los pra alguma coisa, seja abrir passagem ou atingir inimigos.

A fase termina numa descida onde o rabo de Mickey será posto à prova: espinhos seguem o rato por todo lado, indo acabar na ARENA do chefe.

A bola de pedra não é difícil, bastando acertar os blocos e usá-los no chefe quando der tempo. Vencendo, Mickey consegue a corda, que permite escalar paredes (basta encostar na parede para que o rato tome posição de subida).

Nessa hora é uma boa dar uma volta pelas fases antigas e usar a corda pra achar algumas passagens e, principalmente, ESTRELAS.

Fase 9 – Montanha

A fase da montanha é simples: envolve uma escalada inicial e, logo após, uma pequena caverna onde o nível sobe e desce. Guie-se pelos lampiões presos no teto da fase, usar a poção que diminui Mickey aqui é ótimo. A terceira etapa tem mais escaladas, é só ficar esperto com os abutres da fase.

Fase 10 – Deserto

O deserto em si não é difícil, a única coisa maldita é o abutre fdp que fica voando tentando acertar o pobre camundongo. No meio da fase existe uma pirâmide, a entrada para ela fica numa portinha pequena, atrás de um bloquinho. É preciso ficar nanico pra poder entrar.

Caso passe reto, dá pra passar a fase numa boa, mas na pirâmide tem um chefe que esconde os sapatos mágicos que permitem que Mickey ande sobre as nuvens. Por isso é obrigatório entrar na pirâmide.

Fase 10-1 – Pirâmide

A pirâmide é meio complicada se fores um jogador de primeira viagem em Land of Illusion. O começo já vem com tudo com a famosa TELA-PEGA, dessa vez com espinhos no canto, obrigando o jogador a correr pra escalar e desviar de espinhos pelo caminho.

Depois, uma plataforma que é controlada conforme a direção que Mickey esteja olhando pode dar algum trabalho. A chave à princípio está cercada, mas, ao chegar embaixo, fica fácil de consegui-la. Aproveite e colete outra chave e use-a pra pegar uma estrela à esquerda.

O chefe é uma cobra que fica vagando dentro do ovo. Primeiro, é preciso fazer o ovo bater nas paredes do local até a cobra por a CABEÇA pra fora: acertando-a 2x, ela sai do ovo e parte pra porrada.

Ela fica se enterrando na areia sem parar: o objetivo agora é acertá-la com bundadas toda vez que os olhos da maldita aparecerem. Depois de acertada, ela sai e é hora de mais bundadas. Repetindo isso, ela se dá por vencida e entrega os sapatos mágicos para Mickey.

Fase 11 – Castelo da Princesa

Já de cara a chave está ali, mas a saída está cercada e é preciso percorrer todo o castelo até achá-la. O começo já mostra o que o castelo reserva: poços de espinhos, molas, algumas abóboras para servir de plataforma para Mickey e alguns fantasmas.

O lance aqui é ficar minúsculo e usar as bundadas de Mickey em alguma abóbora que se locomova pra direita: como Mickey é pequeno, ele não mata a abóbora, sendo possível ir dando bundadas nela até chegar no final do corredor. Lá, duas portas esperam: a de cima leva Mickey à um corredor cheio de ácido roxo FATAL, onde aquelas plataformas que giram são o único método para passar. No final deste, uma ESTRELA aguarda.

Indo pela porta de baixo, a fase fica mais fácil, mas não existe estrela alguma. Terceira etapa da fase: uma escalada, onde é preciso ir usando os bloquinhos pra alcançar os lugares mais altos. Depois, um corredor sacana cheio de espinhos, onde o melhor a fazer é ficar minúsculo e passar rasgando pelos espinhos que sobem e descem. No final, a descida até a porta de saída, sem nenhum chefe pra encher o saco.

A princesa tem um grande mal gosto pra castelos, mas me deu uns feijões mágicos pra plantar numa ilha, ali perto do castelo. Só que, antes disso, vem o Castelo de Areia (Fase 12).

Fase 12 – O Castelo de Areia

Castelão LONGO, CHATO, MALDITO, mas com uma música MEMORÁVEL. Como disse Iyasu uma vez: “A MÚSICA É TÃO BOA QUE TRANSCENDE O CARTUCHO…”. Isso se encaixa aqui facilmente.

O começo da fase é simples, com poucos saltos, alguns inimigos pentelhos e alguns lugares CHEIOS de areia (não diga?). A segunda etapa é dentro d’água e envolve botões, peixes lazarentos, espinhos por todo canto e ratos famosos mortos por falta de ar, se é que me entendem…

O importante aqui é não se descuidar do nível de ar do Mickey, visto que existem pontos no meio do trajeto onde ele pode parar pra respirar. Saindo do lago, use sua corda e escale a parede para pegar mais uma estrela pra coleção.

O chefe é um caranguejão que fica fazendo redemoinhos dentro d’água, ou seja: cuidado com o ar do rato.

Para acertá-lo, espere ele soltar uns 2 redemoinhos e use o barril na CARA dele quando ele parar.

Repetindo, o rei Donald será salvo e lhe dará um barco para chegar até a ilha onde será plantado o pé de feijão.

Fase 13 – Pé de Feijão

A fase é bem curta e muito simples: use os redemoinhos pra alcançar as escadas e vá subindo devagar, tomando cuidado com as aranholas e cobras que estão no decorrer do caminho.

Fase 14 – Castelo Fantasma

Esse castelo é uma lambança total de partes invertidas, chaves e botões. Muito raramente não se fica perdido aqui, por isso vou dar uma explicada geral na fase para os marinheiros de primeira viagem. Temos três portas já na entrada: eu sempre vou na primeira, pois acho mais fácil.

As outras envolvem mortes instantâneas em lagos de ácido, enquanto a primeira só pede mais agilidade no controle, pois temos uma PAREDE que se move na latera esquerda (estilo TELA-PEGA) que Mickey precisa ficar escalando e desviando dos perigos que vão vindo, desde inimigos até espinhos ou outras paredes que podem esmagá-lo.

A coisa agora é meio invertida: no início, o importante é ativar o botão e seguir reto, até a porta, ativar OUTRO botão, pegar a chave, abrir a parede, pegar outra chave e cair na água (que antes era ácido). UFA!

Ao cair na água, verás que tudo se inverte mais uma vez! Seu objetivo: a porta no ALTO do lado direito. Pra isso, use a chave na parede, siga pra esquerda, dê uma cabeçada no botão no teto e volte tudo, entrando na tal porta.

Agora uma portinha-demônio sai pulando atrás de Mickey, leve-a até o fim da tela (à direita) acerte-a e entre nela. Pise no botão e siga pra esquerda ali mesmo.

A porta NORMAL (sem ser meio invisível) é a correta.

Após isso, apenas um laguinho pra descer e estamos de frente com o tal FANTASMA, que na verdade é uma bruxa tipo a Mizrabel do Castle of Illusion do Mega Drive.

Chefe Final

Seus ataques variam em três:

Primeiro, bolas de fogo, fáceis de serem desviadas. Cada vez que ela parar, acerte uma bundada rapidamente, antes dela levantar os braços. Cada acertada faz ela girar de novo, feito tornado, indo parar randomicamente no cenário.

Segundo: ela vai pro teto da ARENA e fica rodando, quando parar, blocos vão cair e um deles vai servir pra Mickey pegar e acertar a maldita.

Terceiro: ela vira uma bola e sai pulando pelo cenário. Após cansar de pular, é a hora de Mickey acertar uma bundada na safada, antes dela soltar 2 raios em volta de si mesma. 3 bundadas e ela vira história.

Após terminar, não aperte nada e espere os créditos. No final uma telinha surge mostrando quantas estrelas conseguiu coletar. São 14 no total e eu nunca consegui achar todas…

Enfim, essas são todas as fases de Land of Illusion Starring Mickey Mouse.

SEGUNDA PARTE – GUIA PRÁTICO DE ESTRELAS (POWER STARS)

No total são 14 delas, espalhadas 1 em cada etapa do mapa. Para tal, a estratégia seguirá apenas indicando o lugar de cada uma delas, sendo que algumas estrelas dependem de itens especiais para serem alcançadas. Então, nada mais prático do que dar uma passada geral pelo jogo, pegar os itens especiais pra depois ir retornando aos locais pegar o que faltou.

E o que acontece ao se coletar todas elas no final do jogo? Simples, ganha-se 1 milhão de pontos pela conquista, o que significa muito caso esteja tentando bater algum placar no game. Enfim, bora tocar o barco!

Para qualquer dúvida quanto ao avanço no jogo ou como passar de determinada parte, recomendo consultar especial no link da introdução, lá eu escrevi um passo-a-passo completo do jogo.

Power Star #1 – Blacksmith’s Castle Stage

A primeira delas está na na fase Blacksmith’s Castle Stage, logo após a primeira tela. Simplesmente use a mola para alcançar o outro lado da parede e colete a estrela.

Power Star #2 – Toy Workshop Stage

A segunda Power Star fica à algumas fases dali, na fábrica de brinquedos. Siga pelo caminho normal e, após o piano, entre na porta meio transparente. Siga para direita saltando entre os espinhos, use o iô-iô e pise no botão final, abrindo passagem para a estrela.

Power Star #3 – Desert Stage

A terceira Power Star conseguida por meios normais fica no deserto. À esta altura, já terá a corda, então atravessar a fase da pirâmide não será problema. No finalzinho dela, logo após jogar a chave na barreira, volte, suba e pegue outra chave. Perto da porta da saída, coloque a chave no chão de forma que consiga subir na plataforma rente ao teto. Ali tem uma passagem que te leva pra Power Star.

Power Star #4 – Forest Stage

De posse dos principais poderes (a poção encolhedora, a corda para escalar e os sapatos para andar nas nuvens), vamos atrás do que ficou pra trás (lol). Quarta Power Star, dentro da primeira fase. Atravesse a floresta normalmente até chegar na segunda parte, da árvore gigante. Suba até a segunda tela e entre no tronco. Escale a parede ali e pegue a Power Star no alto.

Power Star #5 – Lake Stage

Na fase do lago existe uma Power Star bem escondida. Após resolver a fase do Blacksmith’s Castle, o lago terá um nível maior de água. Siga até a parte funda, onde há correnteza e videiras para agarrar e, no segundo buraco no teto, suba nadando e pegue a estrela.

Power Star #6 – Castle Ruins Stage

No castelo fantasma, siga em frente até a parte onde era preciso descer para continuar. Suba usando a corda e colete a sexta estrela, no alto da fase.

Power Star #7 – Tiny Cavern Stage

Na fase com uma das melhores músicas do jogo, siga até o final dela e escale a parede ao lado da porta de saída. A estrela vai estar lá no alto te esperando.

Power Star #8 – Flower Field Stage

No campo de flores, a Power Star está na rosa mais alta da fase, que fica logo após as plantas carnívoras, no início da fase. Para alcançá-la, será necessária uma certa dose de paciência e habilidade. Suba nas flores logo após a segunda leva de plantas carnívoras e note que uma borboleta virá em sua direção (a tela sobe nessa parte). Fique miniatura e siga dando bundadas na borboleta, atravessando toda a tela até chegar na estrela. Como Mickey está miniatura, a borboleta não morrerá e te levará até lá, mas tome cuidado para não cair ou terá que repetir tudo denovo…

Power Star #9 – Palace Ruins Stage

Simples e rápido: siga até a tela acima da inicial e, perto de onde há uma pedra saltando, suba as escadas. Escale a parede ali e pegue a Power Star. Ali mesmo há uma passagem à direita, basta ficar minúsculo e seguir por ali para pegar alguns itens e cortar boa parte da fase.

Power Star #10 – Craggy Cliff Stage

Bem no comecinho, suba a primeira parede e observe o urubu voando. Salte, dê uma bundada nele e alcance a Power Star mais à esquerda, sobre duas pedras.

Power Star #11 – Good Princess’s Castle

Essa é uma das estrelas mais difíceis de se pegar, pois qualquer erro de salto é morte certa. Siga reto pelo castelo até encontrar duas portas: entre na de cima e siga pelas plataformas giratórias até alcançar a estrela. Se cair no líquido roxo é morte instantânea.

Power Star #12 – Sand Castle Stage

A fase é enorme e a estrela está na segunda etapa dela. Logo após atravessar o enorme lago, assim que sair dele, note que existem algumas pedras de areia que servirão para Mickey subir por ali. Ignore-as e escale a parede da esquerda. Lá no alto, salte nas pedras e pegue a Power Star no final.

Power Star #13 – Island Stage

Após plantar o pé de feijão, suba até o topo, onde fica a porta de saída. Dali, siga para esquerda e caia da nuvem.

Power Star #FINAL – Phantom’s Castle Stage

Já na entrada existem 3 portas. Pegue a última e siga por ela. O caminho é dificílimo, com plataformas que vão se alternando sobre um rio de lava fatal. Vá pulando com calma e colete a última Power Star do jogo no alto da tela e ganhe uma vida extra pelo feito.

Terminado, eis o bônus de 1 milhão de pontos, além do meu score durante o jogo.

Espero que todos tenham gostado e que tentem pegar tudo no game também! Até a próxima!