Detonado (guia completo) de Castle of Illusion Starring Mickey Mouse (Mega Drive)

Detonado (guia completo) de Castle of Illusion Starring Mickey Mouse (Mega Drive)

23 de Fevereiro, 2022 0 Por Markus

Por: Cosmão

Castle of Illusion mexeu com muita gente quando saiu. Tinha (e ainda tem) gráficos lindos, uma jogabilidade simples e fácil, músicas maravilhosas e um desafio na medida pra qualquer idade. O jogo logo acabou se tornando clássico da plataforma de 16 bits da Sega, sendo um dos jogos mais aclamados pela crítica de todos os tempos.

No game, controlamos Mickey, o rato símbolo da Disney. Na história, a Minnie foi sequestrada por uma bruxa e o Mickey deve salvar sua amada em um longínquo mundo, onde uma bruxa malévola à prendeu em seu castelo.

Para isso, Mickey precisa coletar as GEMAS COLORIDAS e formar um ARCO-ÍRIS pra poder alcançar o castelão da bruxa. O nome da bruxa ficou gravado na minha (e acredito que de muitos que estão lendo isso), MIZRABEL.

O jogo se passa em fases temáticas, todas escondidas atrás de portas de um enorme castelo. Cada porta leva à um mundo diferente, tendo um tema diferente. Aí começam as diferenças pra versão do game para o Master System. Na versão do Mega Drive, não é possível escolher por qual dos três primeiros mundos você iniciará a sua jogatina, é obrigatório seguir a sequência das portas, diferente da versão para o Master System, que o jogador pode escolher.

FASES DO JOGO:

Primeira porta: Mundo da Floresta

Clichê total, mas na época fazia sucesso. A floresta de Castle of Illusion do Mega é menos explorativa que a versão de Master, que incluía mais passagens subterrâneas em meio à insetos.

No Mega temos um caminho contínuo com direito à cipós, cogumelos assassinos e algumas árvores que adoram fazer caminhadas ali. Após essa primeira etapa, uma maçã gigante corre atrás de Mickey e ele chega na segunda parte da fase, onde salta sobre folhas soltas no ar.

Depois, já de noite, onde morcegos e fantasmas surgem, a fase fica um pouco mais complicada. Após isso vem o chefe, similar ao da versão 8 bits, mas com uma diferença: é bem mais fácil aqui.

Uma outra diferença das duas versões é que, aqui, Mickey pode coletar maçãs/bolas/outros itens colecionáveis pra jogar nos inimigos, no Master, só vale bundada ou arremessar objetos fixos, coisa que não existe no Mega. Outra diferença: no Master temos estrelas escondidas pra achar, no Mega, nada disso.

Segunda porta: Mundo dos Brinquedos

Praticamente não tem nada a ver com a versão do seu irmão mais novo. No Mega, a fase é longa, com direito à subidas e descidas, além da tela que inverte na segunda etapa da fase. O chefe é um palhacinho que se desmonta pra acertar Mickey.

Terceira porta: mundo do …hã… Canyons? Montanhas?

Já vou ser direto: para mim os desenvolvedores do game fizeram besteira nessa fase totalmente. A versão do Master System apresenta uma das fases mais inesquecíveis de todo retrogamer que já jogou esse jogo, a famosa FASE DOS DOCES. Aqui temos uma montanha pra escalar cheia de gêiseres e depois uma espécie de templo abandonado com água subindo e descendo.

O chefe é um doido que fica pulando pelo cenário, perde fácil em CARISMA pra barra de chocolates no Master System. Estranhamente, a música é a mesma da fase dos doces do Master System.

Quarta porta / Segundo andar: Biblioteca

digam a verdade: não parece com aquele dragão do filme História sem Fim?

Fase legal, música bacana e alguns inimigos bem chatos. Aqui está uma cena marcante no game todo: Mickey mergulha em uma xícara de café e sai nadando entre torrões de açúcar que boiam ali.

Mais uma cena nostálgica: Mickey entra em uma garrafa de leite e vai parar e um cenário cheio de doces boiando num mar de leite. O chefe, inclusive, fica em uma outra garrafa de leite.

Esse chefe que lembra o dragão do filme História sem Fim, é um monstro que fica mergulhando no lago de leite tentando acertar Mickey.

Quinta porta / Segundo andar: Torre do Relógio

Fase longa, talvez uma das que podem trazer maiores dificuldades ao jogador. O começo dela é em um castelo; estátuas ganham vida e algumas piscinas de ácido esperam para queimar a bunda do Mickey.

Depois disso, túneis aquáticos cheios de piranhas requerem habilidade. A torre em sim vem em seguida: a subida requer cuidados nos saltos entre as engrenagens e com os malditos morcegos.

O chefe é o vigia do relógio, bem fácil de ser vencido.

Castelo da Bruxa Mizrabel

Quando você passar da torre, já irá enfrentar a bruxa direto. Que, aliás, mudou totalmente de visual nesse game e virou quase uma modelo, toda magrela e altona…

O esquema é que Minnie fica no centro da tela choramingando enquanto Mickey luta contra a safada. A luta não é tão fácil, é preciso acertá-la diversas vezes enquanto ela se tele transporta em várias direções da arena e joga seus fantasmas em várias direções.

Após você vencer a bruxa, Minnie será libertada e o jogo termina com aquele final bem no estila dos jogos da Disney.