Análise (Review) de QuackShot Starring Donald Duck

Análise (Review) de QuackShot Starring Donald Duck

5 de Maio, 2022 0 Por Markus

Por: Cosmão

Ficha do jogo:
Data de lançamento: dezembro de 1991
Publicadora: Sega
Desenvolvedora: Sega, Disney Interactive Studios, Sega AM1
Gênero: Plataforma / Aventura
Jogadores: Um jogador
Plataformas: Mega Drive (Sega Genesis), Sega Saturn

Temos aqui um belo exemplar de jogo clássico dos videogames de 16 bits. Quackshot foi lançado em 1991, com o Pato Donald estrelando uma brilhante aventura no melhor estilo Indiana Jones.

O jogo foi totalmente produzido pela Sega, podemos ver isso claramente no capricho do jogo, tanto na história como nos gráficos, músicas e na jogabilidade.

A história do jogo gira em torno de uma caça ao tesouro iniciada por Donald, que achou um mapa quando folheava alguns livros na biblioteca do Tio Patinhas.

Nisso, partiu com seus sobrinhos à bordo de um avião para viajar pelo mundo atrás de pistas pra alcançar seu objetivo. Só que o terrível Bafo de Onça também está de olho nesse tesouro e fará de tudo pra impedir o pato de consegui-lo.

A jogabilidade é simples e viciante: Donald pula, rasteja e usa uma pistola de desentupidor de pia como arma. Apesar de ser uma arma bem diferente, ela se prova bastante útil, principalmente quando se consegue desentupidores especiais como os que grudam nas paredes e servem de plataforma para alcançar lugares mais altos.

Além disso, a arma pode disparar bolhas que destroem paredes, isso claro depois que o jogador encontrar tal munição nas fases. Donald ainda esconde alguns truques como a arma de pipocas e a correria desenfreada quando coleta um número determinado de pimentas nas fases.

Os inimigos vão desde o bando do Bafo de Onça até inimigos mais naturais, como morcegos na Transilvânia, cactos no deserto do México e focas na Antártida. O jogo quase não tem chefes, o que não facilita nem um pouco a jogatina.

Por ter um teor de exploração em busca de itens, o jogador se vê várias vezes indo e voltando nas fases até decifrar os enigmas e descobrir novos locais a serem explorados. Um bom exemplo disso acontece logo no início do jogo, em que é possível verificar que existem três locais disponíveis, e é necessário que você vá passando pelos três, coletando informações e itens até conseguir abrir novas fases.

Com gráficos caprichados, músicas inesquecíveis e uma boa dose de exploração nas fases, Quackshot se tornou rapidamente um dos maiores clássicos do Mega Drive.

Para mim, ele tem mais um diferencial ainda: foi o primeiro cartucho que aluguei pro meu Mega Drive 😀 !

NOTA: 10

O melhor: músicas, fases, gráficos, etc…
O pior: poderia ter rendido pelo menos uma continuação.
Castle of Illusion e Quackshot: a Disney muito bem representada no Mega Drive!