Guia rápido para PlayStation 2 com softmod

Guia rápido para PlayStation 2 com softmod

30 de Junho, 2022 0 Por Razzee

Baixar

Existem diversos sites para baixar jogos de PS, PS2 e outros consoles, como CoolROM, RomsFun, Rom Hustler etc, mas as plataformas que costumo utilizar e recomendo são CDRomance e EmuParadise. Se o jogo for de um nicho muito específico e não estiver disponível nestes dois sites, procure por “AlvRo’s Collection” no Google e siga o link descrito no post do Reddit (primeira busca do Google). De preferência baixe a edição NTSC-U (americana) do jogo, ao invés da PAL (europeia) ou NTSC-J (japonesa).

Obs.: para baixar do EmuParadise hoje é necessário usar tanto uma extensão (TamperMonkey) quanto um script, que pode ser encontrado se procurar por “A script for easy downloading of EmuParadise ROMs! – Reddit”.

Aplicar patch widescreen

A maioria dos jogos de PS2 roda em resolução 512×224, 512×448, 640×448 ou 640×480, o que consiste em proporção (4:3), geralmente em sua forma interlaçada, ao passo que outros títulos mais recentes (como Gran Turismo 4 Resident Evil 4) suportam resoluções 240p ou 240p (progressive scan, 16:9), o que resulta numa qualidade de imagem superior para reproduzir o jogo em televisores atuais, sem esticar a tela. Procurando por “List of PlayStation 2 games with alternative display modes” (PlayStation Wiki) você chega a uma relação de jogos com suporte a resoluções progressivas ou widescreen.

No caso de jogos que não foram contemplados com esse suporte pelos desenvolvedores, baixe o patch referente ao jogo desejado no tópico Widescreen Game Patches (tem um post do user Devina contendo todos os patches postados num arquivo .rar), da mesma região do jogo. Se a versão americana (NTSC-U) não tiver um patch, mas a europeia sim, e fizer questão de jogar em 16:9, apenas certifique-se de baixar a versão europeia do jogo também, caso contrário pode não funcionar.

Tendo o arquivo ISO (jogo) e .pnach (patch widescreen), é necessário agora utilizar o aplicativo PS2 Patch Engine disponível no site PSX-Place. Selecione a ISO e o arquivo .pnach. Para tal, precisa alterar o tipo de arquivo na janela que se abre.

Clique em “Patch”, selecione a pasta de destino e pronto.

Se tudo deu certo, é só começar a usar essa ISO modificada (seja gravada em DVD quanto por USB) no PS2, e automaticamente o jogo passará a renderizar mais objetos na tela para que a resolução fique 16:9 (widescreen). Apenas certifique-se de que o modo de imagem esteja 16:9 nas configurações do televisor para a saída de vídeo composto/componente, ou a imagem ficará estreitada.

Jogar por USB

Por meio de um PC, simplesmente transfira a ISO do jogo para a pasta DVD que está dentro da raíz do pendrive, não esquecendo de ejetar antes de remover para evitar erros.

No caso do modelo SCPH-7000x, que não suporta FMCB (por conta de seu firmware muito recente, que removeu arquivos necessários) com chip Matrix pirata (não salva as configurações), são necessários alguns passos a mais para jogar pelo pendrive, mas é possível.

  1. insira o disco contendo OPL no PS2 (se não ler, é só reiniciar);
  2. FileBrowser (pressione O);
  3. cdfs:/ (confirma com O);
  4. apps/ (confirma com O);
  5. OPL 0.9.3.ELF (confirma com O);
  6. agora dentro do menu do OPL, vá para settings (confirma com X);
  7. altere a opção em “USB device start mode” para Auto (pressione X, navegue para baixo com o direcional até aparecer e pressione X de novo)
  8. dê OK/salve;
  9. de volta ao menu principal, espere um pouco para que o PS2 reconheça o conteúdo do pendrive e pressione O para abrir a lista de jogos.

Desfragmentar jogos

Depois de deletar/adicionar muitos jogos no pendrive, é natural que seu conteúdo se torne fragmentado, e o OPL pode se recusar a abrir o jogo nesse estado. É possível forçar o programa a abrir o jogo mesmo assim, mas isso resulta em engasgos (nos vídeos) ou perda de desempenho, sendo ideal desfragmentar o jogo.

O programa que recomendo para isso é Smart Defrag.

  1. selecione o drive do pendrive (no meu caso é o H);
  2. selecione Analyze;
  3. se houver arquivos fragmentados, selecione agora Smart Defrag, mas certifique-se de que há espaço suficiente no drive para que o programa consiga desfragmentar os arquivos, caso contrário o processo será muito lento ou não vai funcionar.

Jogar por DVD

Caso queira jogar pelo método tradicional, ou a performance do jogo por USB é muito aquém, podemos ainda gravar um DVD contendo o jogo. Recomendo para isso o programa ImgBurn.

  1. clique em Write image file to disc;
  2. em Source, ao lado de “Please select a file…” selecione a ISO do jogo;
  3. em Destination, selecione o leitor que fará a gravação;
  4. em Write Speed, deixe em torno de 4x (ou a menor suportada pelo leitor);
  5. clique em Write;
  6. a outra janela do programa (ImgBurn Log) vai avisar quando o processo for finalizado e se foi gravado corretamente;
  7. ejete o disco pelo Windows.

Lidar com jogos > 4 GB

Alguns jogos, como Gran Turismo 4, YAKUZA etc, cujo conteúdo é muito extenso para caber num disco de única camada (DVD-R, 4.7 GB) precisam ser gravados em um disco de dupla camada (DVD-R DL, 8.5 GB). O leitor que fez a gravação do jogo na etapa anterior precisa ser compatível com esse tipo de disco, que é bem mais caro que o outro. Se a performance for tolerável por USB, recomendo jogar pelo pendrive mesmo.

No caso de jogar pelo pendrive, como está em formato FAT32 (que o PS2 é capaz de reconhecer), os arquivos do jogo em ISO não podem passar de 4 GB. Passando disso, é necessário convertê-lo para arquivos menores com o programa USBUtil.

  1. clique em File;
  2. selecione Create GAME from ISO;
  3. em Source selecione a pasta onde está a ISO do jogo;
  4. em Destination selecione a pasta raíz do pendrive;
  5. clique em Create.

Se tudo ocorrer bem, dentro da pasta raíz do pendrive o jogo estará dividido em vários arquivos de até 1 GB (como ul.3894F7DD.SLUS_213.28.00, 01, 02 e assim por diante) e o OPL reconhecerá o jogo na lista da mesma forma que os demais.