Análise (Review) de Nectar

Análise (Review) de Nectar

26 de Julho, 2022 0 Por Owlycann
Ficha do jogo:
Data de lançamento: 26 de Julho de 2022
Gênero: Shoot’em Up (SHMUP), Ação, Aventura, Indie
Desenvolvedora: Sinomod Studios
Publicadora: Sinomod Studios
Idiomas suportados: Inglês
Plataformas: PC – Computador (Windows)
Especificações do PC: Requer um processador e sistema operacional de 64 bits; SO: Windows 10; Armazenamento: 1 GB de espaço disponível

Sobre o jogo

Lançado em 26 de julho de 2022, Nectar é um jogo Shoot’em UP (SHMUP) que se baseia na estória da guerra entre 5 irmãs beija-flor e infinitas abelhas enquanto lutam pelo “poderoso néctar”. No jogo, vemos nossas protagonistas sendo atacadas pelas insanas abelhas que tem devastado diferentes áreas no mundo do jogo.

Nesse mundo divido, as irmãs irão se dividir em 5 campanhas jogáveis diferentes para derrotar suas inimigas listradas. Essas campanhas acontecem em terrenos diferentes com mudanças leves na jogabilidade, mas que causam um certo impacto no jogador.

Jogabilidade

O jogo conta com 5 campanhas dividas por áreas onde podemos jogar com cada uma das irmãs beija-flor. Cada pássaro possui habilidades únicas que alteram a jogabilidade do jogo. São elas: Lizz da natureza (tiros simples, porém rápidos), Amber do fogo (tiros rápidos de fogo com impacto, mas que possuem recarga), Ginger da eletricidade (ataques guiados), Crystal do gelo (tiros normais de gelo) e Violet das trevas (tiros concentrados e fortes, porém lentos).

Cada irmã atua em áreas diferentes, com diferentes inimigos. Essa diversidade gera uma gameplay bem divertida, devido a não encontramos o fator “meu deus esse jogo é sempre a mesma coisa”. Cada passarinha também pode evoluir a força de seus tiros durante os níveis, ao pegar itens específicos que, quando acumulados, geram tiros mais fortes, rápidos e que se dividem.

Quanto aos itens, podem ser encontrados frutas que regeneram consideravelmente a barra de vida, um escudo que pode ser acumulado, além do item anteriormente mencionado que melhora sua “arma” para ficar mais forte ao longo do nível (essa melhoria é somente no nível, ou seja, devemos começar do zero em cada nível).

A movimentação no jogo pode ser através do teclado, com uma certa travada nos movimentos, ou usando um joystick de sua preferência, ou ainda utilizando o mouse do computador, que do meu ponto de vista se mostrou ser bem mais responsivo, ainda mais se você jogar com o tiro automático ligado, a experiência fica bem fluida.

Customização

O jogo possui um sistema bem divertido de customização das beija-flores. Ele pode ser destravado após concluir a terceira fase do jogo, onde conhecemos uma raposa gentil chamada Dom, que nos oferece seus serviços de chapelaria. Os chapéus vão sendo destravados ao longo do jogo e podem ser vistos também nos chefes. São chapéus de cowboy, cartolas de leprechaun, bonés simples e muitos outros mais. É bem engraçado ver um beija-flor usando um chapéu, aliás.

Pontos positivos e negativos

O ponto mais positivo do jogo fica para sua divertidíssima trilha sonora, que de início parece algo minimamente épico e okay, mas após destravarmos novas áreas, vemos que se trata de uma variedade grande de músicas, chegando a tocar heavy metal. Imagine a cena de ser um beija-flor matando demônios cuspindo fogo enquanto ouve um riff pesadão? Incrível.

O ponto mais negativo fica para a estética do jogo. As fontes são um pouco desagradáveis e podem ser difíceis de ler. Os gráficos são bem quadrados e não deixam transmitir uma sensação de “vida”, tirando as partículas bem vivas e coloridas

Conclusão

Assim que você ligar o jogo, você pode sentir uma sensação errada sobre o game, tendo uma imagem que pode não te agradar de início, mas conforme jogamos vemos que a obra que acabamos de achar é bem divertida. Nectar cumpre bem seu papel como SHMUP, devido ao ótimo e conciso nível de dificuldade (não é impossível, mas também não é tão fácil: dá para morrer na primeira fase, sim!).

O que pode conquistar o coração dos novos jogadores, com toda certeza, é a trilha sonora desse game, que é muito insana e agradável de se ouvir, e também pelo fator de criatividade e inovação desse jogo, que apresenta a louca temática de… ABELHAS E BEIJA-FLORES EM UMA GUERRA!!!

Então una-se às irmãs passarinhas numa batalha insana pela defesa de Nectar!

Avaliação:
Jogabilidade: 8.0
Gráficos: 5.0
Diversão: 10.0
Som: 10.0

Nota Final: 8.5 / 10.0