Análise (Review) de MultiVersus – O “Free To Play” da Warner Bros.

Análise (Review) de MultiVersus – O “Free To Play” da Warner Bros.

28 de Julho, 2022 0 Por Rafa Castillo
Ficha do Jogo:
Data de Lançamento: 26 de Julho de 2022
Desenvolvedora: Player First Games
Publicadora: Warner Bros. Interactive Entertainment
Gênero: Gratuito para jogar (Free To Play), Luta, Plataforma.
Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC – Computador (Microsft Windows)
Classificação indicativa: 10 anos (Violência de Fantasia, Linguagem Imprópria)

Já imaginou o Salsicha do Scooby-Doo em uma luta contra o Superman ou o Pernalonga nocauteando o Batman? Pois bem, esse dia chegou! MultiVersus é o jogo de luta que muitos aguardavam!

Conhecendo o jogo

Muito semelhante aos jogos da clássica franquia “Super Smash Bros.” da Nintendo, que teve o seu primeiro título lançado em 1999 para Nintendo 64 e tem como título atual o maravilhoso “Super Smash Bros. Ultimate”, lançado para o Nintendo Switch em 2018; esse novo game da Warner, o MultiVersus, pode ser tratado como “muito inspirado” no game da Nintendo? Sim pode! mas não apenas isso; ele não é mais um dos games que tentam copiar a fórmula da Nintendo, é bem parecido, mas esse game mantem o foco principal no 2v2 online, já o game da Nintendo é mais completo, em todos os sentidos, em que pese isso, esse é um jogo muito legal e divertido.

MultiVersus é um jogo eletrônico de luta multiplataforma, em que os jogadores batalham em diferentes estágios e buscam tentar derrubar seus oponentes para fora dos limites de uma arena, aquele que sofrer mais dano e ser jogado para fora da arena duas vezes, perde a luta.

Estão disponíveis os modos de jogo como “2 contra 2”, “1 contra 1” e “Livre para todos (free to play)”. Você também pode aprimorar suas técnicas no modo de treinamento, ou testar suas habilidades no modo Competitivo Classificatório.

MultiVersus permite o jogo no modo online e também local; além disso, o game também é multiplataforma, ou seja, você pode jogar com oponentes de todas as plataformas disponíveis. Isso inclui jogabilidade e progressão completas em várias plataformas (atualmente o jogo está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC – Computador).

*Batman VS Superman

Personagens Icônicos da Warner

Atualmente, o jogo possui 17 personagens jogáveis de oito franquias sob propriedade da Warner Bros. Discovery. É muito legal poder jogar com personagens de tantas franquias famosas em um mesmo game, e também pelo fato de que cada um desses personagens apresenta habilidades únicas durante as lutas, que combinam dinamicamente com demais personagens do game.

A Warner frisou bem que não será apenas isso, assim como acontece com o Super Smash Bros. da Nintendo, em MultiVersus mais personagens serão inseridos ao longo do tempo, e não apenas isso, o game será atualizado regularmente com novos personagens, palcos, modos, eventos no jogo, skins e muito mais.

Dentre os personagens disponíveis no momento da elaboração dessa análise (período de lançamento do game) estão:

  • Lebron James de “Space Jam Um Novo Legado (filme)”
  • Rick Sanchez e Morty Smith de “Rick and Morty”
  • Finn, o Humano e Jake, o Cão de “Adventure Time”.
  • Arya Stark de “Game of Thrones”
  • Pernalonga e Taz Mania do “Looney Tunes”
  • Salsicha e Velma Dinkley do “Scooby-Doo”
  • Steven Universe e Garnet de “Steven Universe”
  • O Gigante de Ferro de “The Iron Giant”
  • Tom & Jerry de “Tom and Jerry”

Personagens do Universo DC:

  • Arlequina
  • Batman
  • Mulher-Maravilha
  • Superman

Personagem original:

  • Reindog

Ao longo do jogo e vencendo as batalhas, vamos ganhando recompensas, entre elas algumas moedas as quais podemos usá-las para desbloquear personagens e fazer melhorias.

* Desbloqueie novos personagens

Jogabilidade

MultiVersus possui um sistema de luta simples, mas muito eficaz. Não há necessidade de apertar diversos botões para realizar os combos, basicamente você apertará dois botões de ataque e os combinará colocando o direcional analógico do controle para cima, baixo ou para os lados para causar efeitos ou ataques especiais. Há também a possibilidade de fazer grandes defesas (quando você receber o ataque), com os saltos na parede, o que torna as lutas mais dinâmicas e de fácil execução. De fato, esse game possui uma rápida e fácil curva de aprendizado, você não sentirá nenhuma dificuldade nesse quesito.

Não podemos esquecer que esse é um jogo gratuito para jogar, com elementos que serão acessados mediante pagamento. É obvio que um game desse nível e qualidade necessita ser custeado, mas diferente de diversos outros games “free-to-play” que vemos por aí e que nos dão aquele frio na barriga com o necessário desbloqueio mediante pagamento financeiro, esse game traz uma maneira interessante nova maneira de ser “free-to-play”, pois aqui a desenvolvedora permitiu que não seria necessário desbloquear mediante pagamento qualquer coisa que fosse essencial para o desenvolvimento da jogabilidade; tais coisas seriam (e de fato o são!) desbloqueados na medida em que você vai jogando e progredindo no game.

É óbvio que, apesar do que já dissemos, em um jogo desse estilo haverá sim (muitas) coisas que necessitam de pagamento, como itens com efeitos cosméticos e outras coisas, o que será feito por meio da Gleamium, que poderá ser comprada em pacotes. Esses pacotes de Gleamium possuem números pré-estabelecidos, e eles nem sempre se encaixam perfeitamente nos preços dos itens, o que forcaria o jogador a adquirir mais do que o necessário e ficar com um “troco” dentro da plataforma (que. claro, não será devolvido, mas poderá ser utilizado para complementar alguma outra compra, no futuro… sacou a jogada?!).

*Não pare de apertar o botão de ataque, quanto mais dano você causar, mais chances de ganhar.

Gráficos

Os gráficos do jogo são muito bonitos e tudo, incluindo os personagens apresentam um estilo mais cartunesco, mas ainda assim, são muito fiéis aos originais. Os cenários são bastante diversificados e muito bem elaborados, baseados nos mundos lendários de cada um dos personagens, incluindo a Batcaverna do Batman e o Forte da Árvore de Jake e Finn, entre outros vários, o que torna as batalhas muito mais atrativas.

Conclusão

MultiVersus chegou com tudo, um jogo de grande potencial e que tem tudo para se tornar uma nova febre do formato “Free to Play”. Seria interessante se houvesse um modo história para cada personagem como no caso de Street Fighter IV, ou um modo história recorrente como nos jogos mais recentes da franquia Mortal Kombat. Mas, quem sabe isto não esteja nos planos dos desenvolvedores para um futuro próximo. No mais, é um ótimo jogo para se divertir com os amigos, família e em partidas online.

Você já conferiu o MultiVersus? Nos diga nos comentários qual a sua opinião sobre ele!

Por Rafa Castillo

Avaliação:
Jogabilidade: 10.0
Gráficos: 10.0
Diversão: 10.0
Som: 10.0
Nota Final: 10.0 / 10.0